TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorando das aulas de História da Educação

Por:   •  18/4/2017  •  Ensaio  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Memorando das aulas de História da Educação

Lauriana Oliveira Ribeiro

ITAPETINGA-BA

2016

Memorando das aulas de História da Educação

Lauriana Oliveira Ribeiro

Memorando sobre as aulas da disciplina de História da Educação, como requisito de avaliação sob a responsabilidade da professora Alexandra Porto Santos.

ITAPETINGA-BA

2017

Memorando das aulas de História da Educação

No intuito de compreender como se deu a história da educação, a professora colocou o filme 300, que nos remete um apanhado do ensino naquela época. No filme a criança nasceu fraca e doente, foi batizada no fogo do combate, foi ensinada a sempre combater e a jamais recuar, ser um verdadeiro guerreiro espartano. Com o passar dos anos o menino se torna um rei, indo contra os preconceitos estabelecido naquela sociedade, pois ele foi o menino que nasceu fraco e doente.

Uma das lições que era dada para os guerreiros espartanos era “respeito e honra”, onde era levado em conta, o papel da mulher, a fé e a razão e a escolha das mulheres era por beleza, somente as mais belas poderiam viver entre eles.

O exército de Xerxes contava com uma ou talvez duas centenas de milhares de guerreiros (não há certeza sobre o número, mas fosse qual fosse, era infinitamente maior em relação ao seu oponente) e Xerxes, por conta dessa vantagem, teria dito "Minhas flechas serão tão numerosas que obscurecerão a luz do Sol", e Leónidas respondido: "Tanto melhor, combateremos à sombra!". Leônidas combatia com duas vantagens: seus 300 guerreiros eram profissionais, desde a mais tenra infância os espartanos eram criados e treinados para serem os melhores e maiores guerreiros do mundo grego.

A seguir veremos os tipos de educação efetivamente existentes no mundo grego, conforme suas modificações no tempo e espaço. O conceito de virtude que possuía nesse período o sentido de força e coragem, atributos dos guerreiros belos e bons, alguns anos depois acrescentou a prudência lealdade, a hospitalidade, bem como a honra, a gloria e o desafio a marte.

Eram esses os valores de uma sociedade aristocrata, que justificava os privilégios de uma linhagem nobre e de origem divina. A criança nobre permanecia em casa até os 7 anos, logo após era enviado aos palácios de outros nobres a fim de aprender como escudeiro, também era contratados preceptores para a formação integral baseada no afeto e no exemplo. São clássicas as figuras de Fênix, Aos 7 anos as crianças recebiam do estado uma educação publica e obrigatória. Gregos e espartanos estudavam musica, canto e dança coletiva. Aos 12 anos as atividades lúdicas predominavam. Depois aumentava o rigor da aprendizagem e a educação física se transformava em um verdadeiro treino militar.

Mulheres participavam das atividades físicas, como exercícios de salto, lançamento de discos, corrida e dança. Por ocasião das festividades exibiam nos jogos públicos toda a força, a beleza e o rigor dos corpos bem treinados.

O filme fez um apanhado da educação na Grécia antiga Para compreendermos tal prática, é necessário lembrar que os espartanos viam cada novo ser como um soldado em potencial.

Dessa forma, extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas.

A abordagem sobre a educação como prática individual e como prática coletiva foi por meio de exposição do assunto. Onde especificou a característica da educação, que é de ampliar o conhecimento nas áreas pedagógicas ou em todas as áreas do ser humano, a educação faz parte da vida do ser humano, que é constante e engloba de maneira formal e informal, verbal e não verbal. Como diz o velho ditado “a educação vem de berço”, ou seja, deve levar em conta todas as áreas físicas do individuo, independentemente da sua raça, cor, ou opção sexual, o conhecimento é de extensão global, estando para todos desde o seu nascimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com