Memorial Descritivo
Por: tatyhauschild • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 766 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES
CURSO DE PEDAGOGIA
MEMORIAL DESCRITIVO
Lajeado
2018
MEMORIAL DESCRITIVO
Experimentar e desaviar o próprio corpo, permitindo descobrir que somos capazes de fazer coisas que nem podíamos imaginar. Todos possuímos um corpo, igual na estrutura, mas quando nos referimos nas experiências corporais relacionadas ao nosso corpo tudo se torna diferente. Sempre me limitei, nunca me permiti que meu corpo e minha mente fossem ir tão longe como foi no decorrer das nossas aulas, a imaginação rolou solta. Nosso corpo nos permite a varias possibilidades diferente, mas isso só acaba nos permitindo quando reservamos um tempo.
- Primeira aula na sala de psicomotricidade (13/08)
Nesta primeira aula que teríamos na sala de psicomotricidade acabei não indo, mas corri atrás de alguns colegas para saber o que tinham feito nesta aula, pois estava muito ansiosa para descobrir o que tinham feito.
A atividade que foi dirigida pela professora foi um momento de confiança atrás do corpo.
Através das falas de meus colegas pode perceber que alguns tinham medo por serem um pouco pesados. Alguns relataram também que tinham medo de não conseguir carregar seus colegas por serem mais pesados e dificultaria na hora de carregar eles, mas pensaram em alguma estratégia, onde distribuíssem os pesos para que ninguém se sentisse desconfortável na hora de carregar um ao outro. A partir disto as próximas atividades ocorram tranquilamente.
Próximo ao termino da aula foi feito uma reflexão sobre o que todos tinham sentido neste momento alguns perceberam que a insegurança e o desconforto foram sensações comuns no grupo de alunos.
- Segunda aula sala de psicomotricidade (20/08)
No passar dos dias fui me perguntando o que levaria para aula, já que a proposta feita era trazer algo sobre nossos pés, desde uma curiosidade até uma música, então decidi levar uma música que todos conheciam que é a música do “Pezinho”. Pensei em ate pegar algumas curiosidades, mas já sabia que talvez muitos forem levar e teria algo repetido, mas pensei porque melhor que uma música onde todos poderão dançar.
Ao termino dos relatos de cada aluno, foi apresentado e dançado a música que foi traga por mim e minha colega Alana, onde apresentamos juntas por termos a mesma música e cada aluno dançou também.
Momentos das sensações: a massagem feita por mim mesma deu para perceber o quão importante é cada parte do nosso pé, como foi relatado durante a aula, poucas vezes nos permitimos dar uma atenção diferenciada a uma parte tão importante do nosso corpo. Percebi meu pé como um todo, nesse momento senti meu corpo todo sendo massageado.
Tivemos vários desafios com os pés desde pegar uma corda até uma folha, isto não foi fácil não, pois podíamos usar apenas os pés. Tivemos também um momento de confiança, onde se repartirmos em duplas e um de cada dupla eram vendados e guiados pelo seu colega, foi um momento muito difícil, mas também divertido, nunca sabíamos onde estávamos ou qual obstáculo estava pela frente.
Tivemos um momento de massagear o colega. Esta massagem no colega foi muito importante, pois não tinha noção da pressão que estava usando com a bolinha, se estava desconfortável ou não para ela. No momento ao qual fui massageada me senti confortável e aliviada por saber que o toque da bolinha me proporcionava uma sensação maravilhosa.
...