Memorial descritivo
Por: danydelaia • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 1.949 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Em meio a tantos problemas o alunos com necessidades especiais se tornam minoria em escolas e muitas vezes são deixados de lado por seus gestores; esse problema tem afetado a qualidade do ensino que lhes é dirigido portanto é um assunto relevante a ser considerado por todos educadores e gestores.
Os estudos nessa área são diversos, e devem ser sempre abordados por diferentes visões pois vem se agravando a cada ano por motivos que precisam ser investigados dentro do contexto maior de mudanças na sociedade. O professor necessita não apenas receber os alunos ou seja, é necessário que haja uma preparação anterior para que esse processo de aprendizagem de ambas as partes seja concretizado.
A escolha desse tema nasceu da conscientização que essa inclusão seja melhor desenvolvida pois é um problema real e cada dia mais atual pois pensa-se somente em disponibilizar vagas e não no desenvolvimento deste cidadão que possui uma necessidade que precisa ser trabalhada. O docente precisa saber lidar com a situação para que seja atingido a qualidade de ensino desejada, caso contrário o objetivo será obstruido.
Muitos educadores tem a justificativa do seu fracasso em desenvolver o processo de ensino aprendizagem e inclusão desses alunos em meio a alunos sem essa necessidade na quantidade de alunos que ele é inserido mas nesse caso, tem que haver uma preparação para que este possa se incluir e conseguir acompanhar esse desenvolvimento.
Este tema é bem amplo em suas abordagens e a escolha foi delimita-lo buscando possiveis soluções para o enfrentamento por meio da atuação pedagógica do docente e dai surge a pergunta central da pesquisa: Como fazer a inclusão de alunos com necessidade especial da educação?
Para responder a essa pergunta precisamos desdobrá-la em várias problemarizações, tais como:
- Quais problemas ocorridos durante a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais?
- Quais são as necessidades especiais mais frequentes na escola?
- Como lidar com turmas mistas?
- Como preparar o docente para lidar com essas dificuldades?
- Qual a causa dessa dificuldade é a família que não procura auxílio médico e pedagógico para seu perfeito desenvolvimento?
- Como a medicina pode auxiliar o desenvolvimento desses alunos em sua inclusão?
- A causa dessa dificuldade são os docentes maus preparados?
- A causa é a escola que não possui estrutura física e pedagógica?
- A causa é o preconceito embutido nas pessoas?
- A causa é socioeconômica?
- Essas dificuldades especiais são genéticas?
- Como as escolas lidam com essa questão?
Essas e outras perguntas que surgirem do decorrer da pesquisa serão norteadoras do nosso trabalho, para levantarmos várias hipóteses a partir delas, e finalmente chegarmos a uma conclusão a respeito do nosso objeto de estudo, que é encontrar uma forma de lidar com a inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas regulares, de tal maneira que o grande objetivo da educação seja cumprido, ou seja, melhorar a qualidade de ensino e formar cidadãos reflexivos e autônomos, que tenham seu desenvolvimento regular independentes de suas necessidades especiais.
...