Modelo relatorio estagio
Por: Adrianatheo • 29/11/2016 • Trabalho acadêmico • 4.167 Palavras (17 Páginas) • 3.554 Visualizações
Universidade de Uberaba - UNIUBE
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
ANCHIETA- ES
2016
ADRIANA THEODORO LIMA RIBEIRO
1085497
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO do curso Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE.
Professora-tutora on-line: MARISA A MAYRINK SANTOS FERREIRA
ANCHIETA – ES
2016
Sumário
1-Introdução
2-Desenvolvimento
2-1. A escola de Ensino Fundamental e sua história cultural-------------------- 05
2-2. Os fundamentos do Projeto Político- Pedagógico e suas implicações práticas no cotidiano da escola-------------------------------------------------------------07
2.3. Estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia; estabelecimento de relações entre a teoria e a prática do trabalho pedagógico do gestor escolar---------------------------------------------------------------09
2-4. Análise da aplicabilidade do trabalho do gestor segundo o enfoque da novas Diretrizes Curriculares Nacionais nº 1/2006. ----------------------------------11
2-5. Participação do estagiário em eventos-------------------------------------------- 12
2-6.O espaço das salas de aula------------------------------------------------------------16
2-7.Planejando e exercendo a docência e a avaliação-------------------------------18
3-Considerações --------------------------------------------------------------------------------------20
4- Referências ------------------------------------------------------------------------------------------21
5- Anexos -------------------------------------------------------------------------------------- 22
INTRODUÇÃO
O estágio é um período de prática em posto ou servico ou empresa para que um médico, um advogado, etc. Se habilite a exercer bem sua profissão, e, para nós não é diferente, visa o aprendizado e os resultados obtidos na realização do estágio Curricular Supervisionado dos Anos Iniciais Ensino Fundamental e Gestão feitas estas observações no ambiente de sala de aula e juntos ao diretor e pedagogo da escola .
O estágio curricular supervisionado- Anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão foram desenvolvidos na Escola E.M.B. “DULCINEA SILVA LYRIO RUPF”, situada na Rua São Vicente, S/N Ponta dos Castelhanos, município de Anchieta-ES, durante a 6º etapa do curso de licenciatura em pedagogia da universidade de Uberaba, com o objetivo de conhecer a escola, seu espaço físico, sua cultura e sua proposta pedagógica de maneira crítica e reflexiva.
O registro das 280 horas de estágio é composto pelos temas: a escola de Ensino Fundamental e sua história cultural; os fundamentos do Projeto Político Pedagógico; estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia; Análise da aplicabilidade do trabalho do gestor segundo o enfoque da novas Diretrizes Curriculares Nacionais nº 1/2006; o espaço das salas de aula; planejando e exercendo a docência; pensando e avaliando o exercício da docência; elaboração de relatórios, preenchimento de fichas e caderno de campo.
Assim, este relatório de estágio é parte integrante deste curso que proporciona ao educador uma reflexão sobre suas práticas educativa.
2.1. A escola de Ensino Fundamental e sua história cultural:
Segundo relatos dos antigos moradores desta comunidade, na década de 30 foi construída uma pequena escola de estuque, que dava atendimento aos alunos da primeira a quarta séries do Ensino Fundamental, como a escola era administrada pelo Estado, ficou à revelia do tempo, perdendo sua capacidade física adequada. Sendo assim, a primeira providência tomada foi demoli-la. Não dando continuidade aos procedimentos de uma nova construção; os alunos ficaram por um longo tempo estudando debaixo de uma castanheira, perto da estrada principal que liga a cidade de Anchieta a Guarapari.
A comunidade revoltada organizou uma passeata com os alunos pelas ruas da cidade no dia de sete de Setembro, logo após esta manifestação, a administração Municipal, na pessoa do prefeito Antônio Libardi, buscou junto ao Governador do Estado meio para a construção da nova escola na Rua São Vicente, s/n, Anchieta/ES, comunidade ponta dos castelhanos.
A nova escola foi inaugurada em 1988, no governo do referido prefeito Antônio Libardi, com a presença do secretário Estadual de Educação Jose Eugenio Vieira, dando atendimento à educação infantil e Ensino Fundamental nas séries iniciais. Como a comunidade em que a escola está inserida é composta predominantemente por pescadores e estes se evadem da escola muito cedo para trabalhar, foi necessário dar atendimento a estes jovens e senhores na modalidade EJA- Educação para jovens e Adultos. Anos mais tarde a escola foi municipalizada, passando a ser mantida pela administração municipal.
Hoje a escola conta com 90 alunos, distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, sendo que é perceptível o movimento constante nos atendimentos, uma vez que o movimento migratório é significativo no município, possui 10 professores, 03 assistentes de sala, 05 serventes, 01 secretária,
...