Monografia de piaget
Por: lincolllln • 26/4/2016 • Monografia • 1.832 Palavras (8 Páginas) • 410 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
PATRICIA PIRES PINTO, RU 909402
LINCOLN ALTAIR GONÇALVES, RU 910670
REJANE BARBOSA, RU 933153.
MARISTELA DA SILVA VIEIRA, RU 959823.
RELATÓRIO DE TEORIAS DA APREENDIZAGEM
FAZENDA RIO GRANDE
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
PATRICIA PIRES PINTO, RU909402
LINCOLN ALTAIR GONÇALVES, RU 910670
REJANE BARBOSA, RU 933153
MARISTELA DA SILVA VIEIRA, RU 959823.
RELATÓRIO DE TEORIAS DA APREENDIZAGEM
Relatório sobre teorias da aprendizagem um encontro entre os Pensamentos-Filosófico, Pedagógico e Psicológico -apresentados na UTA -no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor local: Geonice Luiza Moreira de Araújo
Centro associado: Fazenda Rio Grande.
FAZENDA RIO GRANDE
2013
Sumário
1 – Introdução.......................................................................................... 04
2 – Biografia............................................................................................ 05
2.1 – Teorias e Praticas Pedagógicas do Pensador............................ 07
2.2 – Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem
Estrutura........................................................................................ 07
3.1 – A Teoria Gognitiva foi desenvolvida por Jean Piaget.............. 08
3.2 – As quatros fases de comportamento segundo Piaget............ 08
Considerações Finas............................................................................ 10
Referencias Bibliograficas.................................................................. 11
Introdução
Este trabalho pretende ressaltar que o desenvolvimento e aprendizagem das crianças entre 0 á 15 anos ,é baseada em relatos estudados por Jean Piaget , psicólogo mental ,professor de biologia e filosofia.
Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel na Suíça, faleceu com 84 anos em 17 de setembro de 1980.
Piaget foi conhecido ao analisar o comportamento de um ser humano.
Piaget licenciou em diversas universidades europeias, foi o único suíço a dar aulas na Universidade de Sourbone na França. Fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética.
Publicou mais de 500 artigos científicos e cerca de 100 livros sobre o desenvolvimento da criança desde 0 aos 15 anos .
Jean Piaget é um conceituado psicólogo infantil, desenvolveu um trabalho direcionado somente a criança e adolescente.
Foi convidado a participar de um teste de QI (quociente de inteligência) junto com Alfred Binet, psicólogo famoso na França. Estudou a evolução do desenvolvimento da idade da criança Piaget descobriu que a criança com a mesma idade cometem os mesmos erros. Chamou a atenção do ÉdouardClaparéde diretor do Instituto Jean Jacques Rousseau onde passou a trabalhar. Piaget foi membro executivo das nações unidas para educação a ciência e cultura da Unesco pós-primeira guerra mundial.
Casou-se com uma das alunas onde trabalhava e teve três filhos Jacqueline, Lucienne e Laurent. Juntamente com sua esposa Piaget estudou os comportamentos de suas filhas, e analisou todos os detalhes onde surgiram seus livros sobre o desenvolvimento da inteligência na primeira infância.
Biografia
Jean Piaget iniciou sua extensa biografia no dia 9 de agosto de 1896 (data de seu nascimento), em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai (Arthur Jean Piaget), um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval na Universidade de Neuchâtel. Desde criança interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia. Jean Piaget foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade. Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica. Aos sábados, Jean Piaget trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural.
Jean Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade.
Após formar-se, Jean Piaget foi para Zurique, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele frequentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.
Em 1919, Jean Piaget mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças. Jean Piaget notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.
O ano de 1919 foi um marco em sua vida. Jean Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento de Biologia levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Em 1921, Jean Piaget voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra. Lá ele iniciou o maior trabalho de sua vida, ao observar crianças brincando e registrar meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio delas.
Em 1923, Jean Piaget casou-se com Valentine Châtenay uma de suas ex-alunas, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). As teorias de Jean Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa. Em 1929, Jean Piaget aceitou o posto de diretor do Internacional Bureau of Education e permaneceu à frente do instituto até 1968. Anualmente ele pronunciava palestras no
...