Multidisciplinar III
Por: ellenlindiane • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 952 Palavras (4 Páginas) • 297 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
NOME | |
RA |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2013
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (nome do tutor).
Anhanguera Educacional
2013
Introdução
Este trabalho fala sobre a acessibilidade dos surdos na sociedade, suas dificuldade e conquistas fala sobre as algumas leis que foram criadas a favor da comunidade surda como a Nº 10.379 de 10 de janeiro de 1991 que foi criada em Minas gerais para reconhecer oficialmente, a Libras como meio de comunição objetiva e de uso corrente desse modo ficou determinado que nas repartições publicas tem que ter um intérprete para atender as pessoas com deficiência auditiva.
Fala também da lei nº 10436/02 que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão e através desta lei a Libras foi reconhecida como segunda linda oficial no Brasil.
Mostra também que mesmo com as leis que aparam a comunidade surda há lugares que não dispõem de pessoas capacitadas para atenderem essas pessoas como na área da saúde e educação.
A comunidade surda não quer deixar de viver as coisas boas da vida, eles querem participar mais, querem trabalhar ser independentes, poder ir a shows, teatros, museus e tudo mais que os ouvintes fazem.
Desenvolvimento
As condições das pessoas surdas no passado não eram muito boas a começar pela acessibilidade em todos os lugares públicos onde não havia ninguém para orientar e ajudar.
Hoje em dia creio que seja diferente, pois estão pensando mais na comodidade dos surdos alem de pessoas capacitadas a atender os surdos estão abrindo espaço para que pessoas com deficiência auditiva entre no mercado de trabalho para melhor atender os surdos.
A língua de sinais é muito importante na comunidade surda, pois contribui para integração e inclusão do surdo na sociedade, fica mais fácil à acessibilidade.
Umas das conquistas alcançadas pela comunidade surda foi à aprovação do então governador de Minas Gerais Srº Newton Cardoso, da lei Nº 10.379 de 10 de janeiro de 1991. Que reconhece oficialmente, a Libras como meio de comunição objetiva e de uso corrente, através desta lei ficou determinada que nas repartições do estado, teria um profissional intérprete de libras voltado ao atendimento externo. E então em 2002 foi sancionado pelo então presidente da republica srº Fernando Henrique Cardoso a lei Nº 10436 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão, e reconhecimento desta como segunda língua oficial no nosso país.
Hoje em dia uma pessoa surda pode estudar em uma escola de ouvintes, se assim pode-se dizer, contando com um interprete de libras em sala de aula e assim concluir o ensino médio e já ingressar em uma universidade.
Apesar das leis estarem a favor dos deficientes auditivos, ainda se encontram algumas dificuldade, barreiras. Ainda existem lugares que não se adaptaram a esse mundo, onde ainda há uma certa deficiência, é na área da saúde e também em alguns lugares públicos que tenho notado como cinemas e bancos. Os surdos não querem ficar distantes da realidade dos ouvintes eles desejam participar mais. Eles querem trabalhar ser independente entender que se mostra na TV poder aproveitar tudo que os ouvintes conquistaram e que fica distante dos surdos.
...