MÓDULO: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
Por: vanessaffzz • 17/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 810 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL – 50h
[pic 3][pic 4]
O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).
Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: DIÁLOGO NECESSÁRIO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
- Argumente sobre a teoria crítica-reprodutivista, abordando os conceitos de capital cultural, social e econômico. (Pesquise em outras fontes)
Segundo o autor Frances Pierre Bourdieu, o gosto e o estilo de vida como padrão de consumo representam simbolicamente uma estratégia não inteiramente consciente de diferenciação, de acordo com a posição social ocupada. Considerando os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar são distintos, pois as famílias possuem capital cultural,social e econômicos distintos, possuem padrão de vida diferentes e freqüentam locais de ensino e lazer diferentes. A Teoria Critica-reprodutivista explica que a origem social da criança influencia diretamente no seu processo formativo, porem o sistema os trata como iguais. As bagagens culturais também são fatores importantes no processo formativo, pois é o que a família transmite a criança em sua vida escolar. Tendo em vista que as famílias de classe alta possuem maior privilegio cultural, através de visitas a museus, exposições, arte e música, etc. o capital econômico também proporciona melhores condições para a formação social do individuo.
- Por que Bourdieu considera o sistema de ensino um legitimador das desigualdades e perpetuador da estrutura social e qual a contribuição de suas ideias para a valorização da diversidade no ambiente escolar?
O Sistema de ensino perpetua e mantém as desigualdades sociais, pois protege os privilégios ao invés de transmití-los, e para isso, basta que ignore as diferenças culturais entre os alunos e trate-os como iguais. A teoria crítica - reprodutivista de Pierre Bourdieu para que possamos sair do discurso do maior ou menor esforço e considerar a situação social, econômica e cultural de nossos alunos em sala de aula.
- Diferencie e exemplifique cultura e etnicidade.
Cultura: é um conjunto de formas simbólicas que possui ações, objetos e expressões que podem possuir vários tipos de sgnificados. Cada grupo reconhece e é reconhecido por suas ações, pelos objetos e expressões que utilizam.
Etnicidade: é o conjunto de características comuns a um grupo de pessoas, que as diferenciem de outro grupo. Normalmente essas características incluem a língua, a cultura e também a noção de uma origem comum. Segundo Riesman, etnicidade é a autoconsciência da especificidade cultural e social de um grupo particular, ou seja, o fato de se pertencer a um grupo culturalmente ligado. Essa definição, segundo ele, nos remota as principais considerações sobre etnicidade que seriam, portanto, a definição da natureza das relações étnicas, a percepção do papel social dos indivíduos no seu próprio grupo e fora dele.
- Compare e explique os conceitos: preconceito, etnocentrismo e eurocentrismo.
Preconceito: são construídos pelo pensamento humano com base em esquemas inconscientes de percepção, avaliação e apreciação. Todo ser humano tem preconceitos que são formas de avaliar, de julgar ou apriciar pessoas, costumes, culturas, etc. esse preconceitos são passado desde a infância pelos próprios pais, pelas pessoas e locais que a pessoa convive, e esses preconceitos dão significado e orientam as atitudes que adotamos em nossa vida cotidiana, porém cada um é responsável por aquilo que cultiva para prejudicar e discriminar os outros.
Etnocentrismo: podemos caracterizar o etnocentrismo como a dificuldade de pensarmos a diferença , e também com sentimentos de estranheza , medo, hostilidade, entre outros. Assim, o etnocentrismo é um fenômeno que mistura tantos elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos.
Eurocentrismo: é uma visão que o mundo tem de colocar a Europa (cultura, povo,língua) como elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem.
- Explique os três pressupostos apresentados no fascículo como alternativa para as mudanças necessárias em prol do respeito e da valorização da diversidade:
Reconhecer → Compreender → Valorizar
Para que ocorra valorização da diversidade cultural no contexto escolar é preciso primeiro reconhecer a íntima relação do convívio escolar com o mundo exterior, significa que precisamos reconhecer o papel e a responsabilidade do sistema escolar na manutenção das desigualdades sociais. Os conceitos antropológicos que falam sobre o “Outro”, que os reconhecem e por vezes tentam compreendê-los são eleitos como primordiais para a possibilidade de uma mudança cultural que não só seja no sentido de tolerar o “Outro”, mas que possa respeitá-lo e valorizá-lo sem hierarquizar a sua cultura no contexto da diversidade cultural.
...