NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET
Por: daisy tatiana • 5/1/2018 • Resenha • 432 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
IDENTIFICAÇÃO: DAISY TATIANA ALVES BARBOSA
DISCIPLINA: PISICOLOGIA GERAL
TUTORA: SANDRA FERNADES
Fernando Antonio Nogueira Pessoa nasceu em 13 de junho de1888 na cidade de Lisboa (Portugal), destaca-se como um dos maiores poetas do modernismo. Faleceu na mesma cidade em 30 de novembro de 1935. Em sua infância passou a morar em Durban (África do Sul) onde seu pai se tornou cônsul, por esse motivo teve uma grande influência com a língua e literatura inglesa. Pessoa trabalhou em varias funções como; tradutor, jornalista, crítico literário, editor, publicitário e até inventor. Mas a grande parte de sua vida foi escrevendo poemas literários.
[pic 2]
Ilustração de Fernando Pessoa e seus heterônimos
(*) - A descrição dos heterônimos foi retirada da carta de Fernando Pessoa para Adolfo Casais Monteiro - vide OBRA EM PROSA, in "OS OUTROS EU
Pessoa ficou famoso pelos heterônimos que criava e os que mais se destacavam era; Alberto Caeiro, Álvaro Campos e Ricardo Reis. Cada um com sua biografia e características próprias diferenciadas. Pois era capaz de dividir em varias personalidades diferente da sua. Cada um tinha modo de escrever e assinaturas divergentes.
Ao observar seus heterônimos, nota-se que Pessoa tinha grande sabedoria sobre sua voz poética e a tornava-se realidade através do seu mundo imaginário da literatura. Visto que seus poemas expressavam seus sentimentos, tristeza, angustia e desvendavam a vida e a morte e ate o sobrenatural. Apesar de sua personalidade, deixou uma grande obra literária que vem se estudando a varias décadas.
Para a psicologia a personalidade é um conjunto de características própria que integra e estabelecem a forma pela qual o individuo reage constantemente ao meio. São as ações do indivíduo que conceituam sua personalidade e é possível perceber que a personalidade é o conceito mais amplo da psicologia. . Freud e demais estudiosos já diziam que as primeiras experiências de vida são as mais importantes.
Portanto Fernando Pessoa desde pequeno tinha tendência de desenvolver seu mundo imaginário. Vivendo assim constante processo de construção da personalidade não solucionada. Seus heterônimos era um fundo traço de histeria que existia dentro dele. Pois a personalidade pode sofrer mudanças de acordo com as vivencias de cada pessoa e que as heranças genéticas também influenciam bastante na formação da personalidade de cada individuo.
REFERÊNCIAS:
COHEN, Barry M.; LYNN W., Esther Giller (Eds.). Multiple Personality Disorder from the inside out. Lutherville: The Sidran Press, 1991
Carta a Adolfo Casais monteiro-13 de janeiro 1935. Lisboa
File:///F:/Colet%C3%A2nea%20de%20textos%20-%20nova. Pdf
HACKING, Ian. Múltiplas personalidades e as ciências da memória. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000
...