TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.206 Palavras (33 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 33

INTRODUÇÃO

O tema desta pesquisa está centrado no uso dos recursos audiovisuais, tendo como foco o computador como objeto de comunicação e informação, no processo ensino-aprendizagem nas unidades escolares.

A temática se refere à necessidade de investigar a utilização de recursos audiovisuais, e como esses recursos são trabalhados, principalmente o uso do computador como ferramenta no processo ensino-aprendizagem.

A importância da escolha desta temática é mostrar as modificações surgidas na área de comunicação e informação adaptadas à sala de aula, e/ou como estas informações são utilizadas pelos docentes.

A escolha deste tema deveu-se a vivência profissional como técnica de Artes Gráficas no Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET), desde 1983 até a presente data e a constatação da necessidade de manter atualizado os conhecimentos e as mudanças tecnológicas que vem ocorrendo no âmbito educacional.

Dentro de uma sociedade altamente tecnológica, analisar de que maneira está sendo implantado e aplicado nos estabelecimentos de ensino estes recursos, já que a informática atua em praticamente todas as áreas, desde um consultório médico informatizado ao caixa eletrônico de um banco, em virtude disto, aprender estaticamente, diante das tecnologias do cotidiano fica inviável, num mundo ágil e dinâmico que os alunos se deparam.

Cabe à escola oferecer suporte de conhecimento, para que o aluno cidadão faça parte desta sociedade, sem que haja a exclusão social que geralmente ocorre com os alunos de escolas públicas.

A escolha da pesquisa que gira em torno do assunto recursos audiovisuais apresenta importância para se criar um novo enfoque na visão que o professor dá e dará para a educação.

Tendo em vista a situação atual das escolas públicas, onde predomina o formato tradicional, no qual o recurso didático mais utilizado é o quadro e o giz, observa-se o desinteresse e desestímulo por parte dos alunos no trato com o conhecimento, que é memorizado e pouco compreendido. A estes alunos não compete mais aprender através de modelos ultrapassados. Vive-se em uma sociedade cheia de tecnologias e as mesmas têm que estar vinculadas também no universo escolar, como facilitadoras entre o conhecimento e a realidade dos alunos, pois tais tecnologias estão presentes no cotidiano dos mesmos, portanto, a escola não pode limitar sua responsabilidade diante de mudanças tão profundas que vivencia a sociedade atual.

Por isso, há uma necessidade, cada vez maior, de se implantar nas escolas um modelo futurista, no que se refere a introdução dos recursos audiovisuais, sob a forma de várias finalidades sócio-interacionais, como: estímulo à criatividade, aulas participativas, espírito pesquisador e o acréscimo de um olhar crítico da informação recebida pelo aluno, que será capaz de selecioná-la e analisá-la.

Esta pesquisa demonstra maior importância social, justamente no aspecto de propor uma nova perspectiva da escola em lidar com o processo ensino-aprendizagem, pois, a comunidade que o aluno está inserido, a sociedade como um todo e a globalização, exige um aluno crítico, criativo, reflexivo, tomador de decisões e preparado para obstáculos profissionais futuros. Nesta direção o ensino por meio dos recursos audiovisuais demonstra ser a resposta para um novo paradigma de escola.

Como o computador é uma tecnologia completa, por conter diversas mídias (imagem, som, palavras) que interagem entre si, demonstra ser o instrumento didático mais eficaz destes novos tempos de informação rápida e de fácil acesso. Cabe a esta pesquisa observar se ele está presente nas escolas, estando presente, descrever como é utilizado pelos professores e alunos.

Espera-se que a mesma também ajude ao professor perceber que o computador é importante como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, por ele ser um mecanismo de informação rápida, de diversidade textual ampla, com possibilidade de trabalhar a multidisciplinaridade, de fácil junção entre imagem e texto (facilitando o entendimento sobre o objeto de estudo do aluno), por ter uma ampla biblioteca com publicações do mundo inteiro, nas diversas áreas do conhecimento.

Para este novo modelo de escola deixar de ser um projeto utópico e tornar-se realidade, é preciso que a instituição de ensino crie um novo projeto educacional, porque não basta apenas o desejo do professor de trabalhar com os recursos tecnológicos, é necessário que a instituição de ensino procure se equipar para a educação dos novos tempos. E só algo amplo como mexer no projeto da escola, pode tornar este objetivo viável, pois o projeto educacional lida em abastecer a escola destes recursos, com a preparação do corpo docente para utilizá-los, trata do espaço físico e condições de uso dos equipamentos, orienta para criar planos de aula para relacionar os diversos recursos didáticos.

Enfim, o mérito maior desta pesquisa é valorizar o processo ensino-aprendizagem, ao propor a inserção dos conteúdos escolares adaptados à realidade dos recursos audiovisuais, para realmente se alcançar a finalidade de democratizar a educação.

Definiu-se, então, o objetivo geral da pesquisa, investigar a utilização dos recursos audiovisuais pelos professores e alunos das unidades de ensino.

O projeto foi criado a fim de investigar o uso dos recursos audiovisuais nas escolas públicas, ou se os mesmos se fazem presente no âmbito escolar, e/ou são usados como recursos didáticos. Para começar a investigação, se fez necessário criar uma problemática, que induzisse a investigar, observar e responder sobre o uso destes recursos nas instituições de ensino. Desta forma, questiona-se: quais são as dificuldades encontradas na atualidade pelos professores na utilização dos recursos audiovisuais nas escolas de 1º e 2º grau?

Tomando por base o texto de Kenski (1996), refletiu-se sobre situações prováveis, que impedem o uso dos recursos audiovisuais em escolas públicas, mediante a observação das dificuldades de transição do modelo de escola tradicional para um modelo futurista, com o uso destes recursos. Assim, formulou-se as hipóteses refletidas.

- A maioria dos professores não sabe utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula.

- Dificuldade de manter os recursos audiovisuais em bom estado de funcionamento.

- Alto valor aquisitivo dos recursos audiovisuais.

- Impossibilidade de remoção dos equipamentos para a sala de aula.

- Insegurança dos professores na utilização dos recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.6 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com