Neuropedagogia
Por: silzarelli • 16/6/2015 • Artigo • 4.438 Palavras (18 Páginas) • 781 Visualizações
NEUROCIÊNCIA: UM NOVO CAMPO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO ATUAL
CABREIRA, Sílvia[1]
RITTER, Janete[2]
RESUMO
Este artigo constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores realizado através da metodologia de revisão bibliográfica, que revela a importância do conhecimento em relação às descobertas que a Neurociência trás para a aprendizagem escolar, esclarecendo e auxiliando a prática pedagógica. Na atualidade, os avanços no que diz respeito à educação se faz necessária a compreensão, e é através da Neurociência que o professor compreenderá o complexo processo pelo qual o cérebro aprende apesar de ainda ser um estudo novo e desconhecido para a maioria dos professores. A Neurociência é uma grande aliada da educação que passará a fornecer subsídios ao educando, ajudando-o a identificar o indivíduo como um ser único e pensante. Sendo assim, serão apresentadas afirmações de diversos teóricos a respeito das inúmeras definições sobre a Neurociência, bem como sua relação com a educação e com a prática pedagógica. As considerações finais do referido estudo apontam que a pesquisa da Neurociência veio desvendar o que antes era desconhecido no processo de aprendizagem aliando suas descobertas a favor da educação. Dessa forma, essa nova base de conhecimento instrui o professor a trabalhar adequadamente com o aluno oferendo aulas com efeito positivo e consequentemente favorecendo a aprendizagem.
Palavra-chave: Neurociência, Educação, Prática Pedagógica.
ABSTRACT:
This Article is the study of a theoretical production of researchers carried out through the methodology of literature review, which reveals the importance of knowledge in relation to discoveries that Neuroscience back to school learning, explaining and helping the pedagogical practice. In actuality, the advances with regard to the education it is necessary to understanding, and it is by means of Neuroscience that the teacher will understand the complex process by which the brain learns despite still being a study new and unknown to the majority of teachers. Neuroscience is a great ally of education that will provide subsidies to educating, helping you to identify the individual as a unique being and thinking. Thus, will be presented statements of various theorists regarding the innumerable definitions about Neuroscience, as well as its relationship with education and with the pedagogical practice. The final considerations of the study suggest that the research of Neuroscience came unveil what was previously unknown in the learning process by combining their discoveries in favor of education. In This way, this new knowledge base directs the teacher to work properly with the student offering classes with positive effect and consequently favoring the learning.
Key-words: Neuroscience, Education, Pedagogical Practice.
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade há inúmeras mudanças no cenário Educacional. Tais mudanças evidenciam a necessidade de ações adequadas com a diversidade de dificuldades dos alunos que de forma geral refletem em relação ao ato de aprender.
A Neurociência e suas descobertas no que diz respeito aos processos de aprendizagem na educação é e será um eficaz auxiliar no entendimento de como cérebro funciona, contribuindo com seus conhecimentos na prática pedagógica como facilitador na intervenção do ensino-aprendizagem.
Com os avanços da Neurociência voltada para a educação, estudos revelam que determinada aprendizagem acontece quando dois ou mais sistemas trabalham de maneira inter-relacionada, de acordo com Leite (2011), há recursos valiosos em atividades escolares onde possuem possibilidades de trabalhar ao mesmo tempo os sistemas auditivos, visuais e o sistema tátil.
O profissional da educação encontra na Neurociência uma aliada para poder através de seu conhecimento oferecer um ensino que respeite o ritmo e o desempenho intelectual e emocional de cada aluno, sendo de fundamental importância conhecer as conexões neurais dos educandos para que possam ser elaboradas atividades que auxiliem no desenvolvimento
Daí a necessidade do educador, consciente de seu papel de interventor responsável pela mediação da informação, buscar estruturar o ensino de modo que os alunos possam construir adequadamente os conhecimentos a partir de suas habilidades mentais. E para isso é imprescindível que conheçam os significativos estudos da neurociência, uma vez que esses, sem dúvida, influenciam no compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem (NORONHA, 2008, p.03).
Dessa forma, adquirir os conhecimentos oferecidos pela Neurociência a favor da educação é estar contribuindo para o ensino-aprendizagem de forma heterogênea, voltada a necessidade individual de cada educando e estar incluso em métodos que favoreçam uma pedagogia moderna, que se mostre determinante e voltada para as exigências do mundo globalizado e tecnologicamente desenvolvido.
Diante de tais constatações este artigo procurará esclarecer ideias gerais que ofereçam clareza nas descobertas científicas da neurociência e como a ação mútua com a área da educação pode auxiliar na prática pedagógica.
O principal objetivo é analisar as contribuições que o conhecimento da neurociência trás para melhor realização do trabalho do professor e quais benefícios este conhecimento promove para melhorar o processo de ensino-aprendizagem na educação atual. A partir daí delineiam-se os objetivos específicos, tais como: entender sobre o que é neurociência e sua ligação com a aprendizagem; descrever o conhecimento de novas descobertas da neurociência, utilizando-a na prática pedagógica; esclarecer que a aprendizagem pode ocorrer quando sistemas funcionam de forma inter-relacionada e explicar como o professor pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa usando recursos da neurociência, a fim de ampliar ainda mais suas atividades educacionais.
Buscou-se fundamentação teórica com base em autores contemporâneos que pesquisam o assunto, a fim de explicitar elementos que proporcionem clareza às descobertas científicas da Neurociência e como a conexão com a área da educação pode auxiliar na prática pedagógica.
Para Koche (2006) “a revisão bibliográfica pode ser definida como aquela desenvolvida na tentativa de explicar um problema utilizando-se de conhecimentos disponíveis a partir de teorias publicadas em livros e obras congêneres”.
A revisão bibliográfica tem papel fundamental na produção de um definido assunto, pois é através dela que constitui o trabalho dentro da área de pesquisa da qual faz parte, contextualizando-o. Para tanto, poderão ser utilizados diversos matérias como: periódicos, revistas científicas, livros e internet.
...