O ARTIGO ACADÊMICO COMO FERRAMENTA DE PESQUISA
Por: eduardokeller • 21/11/2022 • Artigo • 838 Palavras (4 Páginas) • 143 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO JANEIRO[pic 1][pic 2]
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA: CONTEÚDO E MÉTODO II
PROF: MILENA TORRES DE AGUIAR
ALUNOS: BRENDA TOBIAS COUTO CARLOS EDUARDO VERAS KELLER
O ARTIGO ACADÊMICO COMO FERRAMENTA DE PESQUISA
SOUZA, Juliana Alles de Camargo de Souza. “O ARTIGO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: COMO ELABORAR?”
Resanhado por: Brenda Tobias Couto e Carlos Eduardo Veras Keller
"O artigo acadêmico-científico: como elaborar” trata-se de uma injunção textual elaborada pela professora Juliana Alles de Camargo de Souza. A mesma possui licenciatura em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A professora e escritora já publicou mais de 50 artigos dos mais variados temas. Para a elaboração do presente artigo a autora utilizou e adquiriu conhecimento através dos estudos dos autores: Motta-Roth (2009) e Feltrim et al. (2000) e de pesquisas elaboradas sobre a escrita acadêmica.
O artigo foi subdividido nos seguintes tópicos para melhor entendimento acerca do tema: fundamentando o trabalho empreendido, singularizando os movimentos gerais e específicos de Resumo, Introdução, Revisão de Literatura ou Pressupostos Teóricos, Materiais, Métodos ou Metodologia, Resultados e Discussão chegando até a Conclusão ou Considerações finais.
No artigo acadêmico evidenciamos os resultados obtidos através das pesquisas sobre a problemática/assunto em que está sendo estudado. Existem etapas fundamentais durante todo o
processo de estudo, sendo: a) seleção de referências bibliográficas relevantes sobre o tema em questão; b) reflexão sobre estudos já realizados sobre tal tema; c) delimitação de um problema a ser estudado, que ainda revele lacunas (ou novas direções) a serem investigadas na área de conhecimento; d) elaboração de uma abordagem para exame do problema; e) delimitação e análise de um corpus representativo desse universo sobre o qual o estudioso quer se debruçar; f) apresentação e discussão dos resultados obtidos com a análise e/ou as experimentações desse corpus ou recorte experimental; g) conexão com estudos prévios na área de conhecimento em foco, e conclusão que pode levar a generalizações, a partir dos resultados, ou a novos rumos investigativos, em vista das correções e descobertas que os resultados apontarem (MOTTA-ROTH, 2009).
O resumo é uma prévia do que sera abordado ao longo do texto, ele possibilita que o leitor decida ser de importância ou não a leitura. Por essa razão, o mesmo deve apresentar de forma clara e objetiva qual o assunto, já dando uma interligada com a introdução que vem logo a seguir. Na introdução também evidencia-se a tese, de uma forma enxuta, mostrando a relevância do tema, estudos sobre o conteúdo e a metodologia usada na pesquisa.
No tópico “Revisão da Literatura ou Pressupostos Teóricos” a autora exemplifica que é de suma importância utilizar algumas normas no momento da citação, a mesma dá exemplo do uso verbal “dicendi” e a formatação própria da letra ao realizar a citação, informando sua relevância no texto, e as diferenças entre citação direta e indireta.
...