O CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
Por: 29121965 • 26/5/2022 • Projeto de pesquisa • 736 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO
MARIA ZELITA DE JESUS SANTOS
RA-8139111
CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
PORTFÓLIO 02
SÃO PAULO-POLO SÃO MIGUEL PAULISTA-2021
PROJETO PEDAGÓGICO PARA SER APLICADO EM UMA INSTITUIÇÃO NÃO ESCOLAR
TÍTULO-
ALFABETIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de criar coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (PIAGET).Como disse Henfil...` se não houver frutos valeu a beleza das flores; Se não houver flores valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção das sementes.`
APRESENTAÇÃO
Educação de Jovens e Adultos, enquanto modalidade educacional que atende a educandos-trabalhadores, tem como finalidade e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo a que os educandos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral.
A proposta pedagógica nesse projeto propõe uma integração do aluno com a sociedade através da escrita e leitura, de forma que estes sejam reconhecidos como sendo capazes de aprender, e que essa aprendizagem possa leva-los a um desenvolvimento pessoal e a formação de uma imagem positiva de si mesmos.
JUSTIFICATIVA
A escolha do assunto foi baseado no grande números de jovens e adultos que por razões variadas não conseguem ler e escrever ,então trabalharemos a escrita e a leitura com alunos jovens e adultos, especialmente com foco nos anos iniciais,já que eles se encontram fora da sala de aula há muitos anos, ou nunca frequentaram .
OBJETIVO
O nosso objetivo final é que os alunos concluam o projeto capacitados, não apenas aptos a assinar seu nome mas conhecendo e escrevendo palavras . O objetivo é torná-los cidadãos capazes de ler e interpretar as comunicações escritas que se apresentam nos veículos de comunicação, para que dessa forma possam se desenvolver. Nosso projeto visa preparar o aluno para adquirir a tão necessária segurança de que precisa para ter autonomia e fazer a leitura do seu próprio mundo.
O desenvolvimento da educação ética também está incluído no contexto do nosso projeto, onde são feitas abordagens de princípios da conduta ética através de dinâmicas ou diálogos estabelecidos nos encontros, cujo objetivo é valorizar e resgatar, nessas pessoas, valores que entraram em decadência, ou que desconhecem pela desvalorização do ser humano menos favorecido ou por falta de oportunidade de estudar e aprender enquanto crianças. A ideia é trabalhar de forma eficiente ,propondo diversas situações de aprendizagens para que o aluno faça suas tentativas de expressar através da escrita,conseguindo ler e escrever ,compreender, fazer suas intervenções, ser criativo e interagir com autonomia .
METODOLOGIA
Que atitudes podem ser tomadas para que ocorra vinculação imediata entre educando e a necessidade da escrita e leitura? A roda de conversa é um dos métodos mais eficaz para a socialização dos aprendentes, pois acontece de forma independente de fatores econômicos físicos e étnicos.
O processo de aprendizado do aluno será feito através de:
-Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto: saber atribuir significado.
-Identificar elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções do autor.
...