O Centro de Educação Criar
Por: Katja Mota • 30/8/2023 • Trabalho acadêmico • 1.868 Palavras (8 Páginas) • 75 Visualizações
6- RELATÓRIOS
6.1- RELATÓRIO ENSINO MÉDIO
O Centro de Educação Criar conta com um grande espaço verde com grama, flores e algumas árvores, estacionamento para professores, funcionários e pais. Conta ainda com uma biblioteca e uma sala de informática que os professores e os alunos possuem acesso, quadra coberta com uma pequena arquibancada, banheiros para os alunos e para funcionários separados, sala dos professores com mesa e cadeiras para os docentes. Conta ainda com uma cantina para os alunos, um pequeno parque para os alunos pequenos. Possui WIFI, computadores e projetores nas salas.
A Escola é do seguimento particular, não recebendo auxílio federal. Possui o PPP, segue os parâmetros do PCN’s e as apostilas utilizadas do sistema Objetivo, contemplam a BNCC. A escola segue um sistema que coloca o alunos numa posição mais independente, onde ele percebe a importância dos estudos, isso deixa a sala de aula mais leve e tranquila, pois os alunos têm autonomia em sair da sala, usar o celular entre outras coisas
Durante o estágio pude acompanhar a rotina do professor, pois o acompanhei em suas aulas no colégio e assisti as aulas ministradas por ele. Pude notar em minhas observações que, embora o professor seja muito capacitado e empenhado com suas aulas, nem todos os alunos mostram tamanho interesse.
Sendo uma escola particular, onde o uso do celular é liberado pelos alunos, em alguns momentos havia distrações por parte destes, sendo necessário que o professor “chamasse” a atenção dos alunos para focarem na matéria. Porém, isso não gerava grandes prejuízos na disciplina. Sendo diferente de uma escola pública, os alunos possuem uma rotina de estudos e atividades mais puxados, o que faz com que tenham que se dedicar mais para obter um melhor resultado.
Durante as aulas que acompanhei, vi que o professor utilizava várias ferramentas para ministrar suas aulas, sendo elas slides, internet, vídeos, imagens... sendo as salas de aula equipadas com um computador e projetor, facilita o uso destas ferramentas.
A escola segue um sistema apostilado do Objetivo, com excelentes apostilas que os alunos seguem nos cronogramas das aulas. O professor demonstra grande domínio dos conteúdos, explicando de forma clara os assuntos estudados e possibilitando que os alunos interajam com ele em suas aulas, falando de suas experiências de viagens, de lugares que conheceram, de suas visões de sociedade e outras coisas.
O auxílio da multimídia facilita muito na hora de demonstrar as coisas que o professor está explicando, seja para mostrar um gráfico, uma pirâmide populacional, um relevo, uma planície, o uso da imagem ou vídeo, facilita o aprendizado e a interação dos alunos com a aula.
Depois das explicações, os alunos têm um tempo para realizarem alguns exercícios da apostila e tirar possíveis dúvidas com o professor, que se mostra sempre pronto e disponível para ajudar. Acompanhei também a aplicação de algumas avaliações e as devolutivas das mesmas. O que deixou claro que as vezes o que falta por parte do aluno, é um pouco mais de atenção nas explicações, pois na maior parte os assuntos foram falados e discutidos em sala de aula, sendo complementado com o texto da apostila e as atividades já realizadas pela sala de aula.
Embora eu tenha percebido alguns alunos com maiores dificuldades do que outros, nenhum que pudesse me passar preocupação em relação ao aprendizado. Apenas uma questão de maior atenção ou interesse mesmo.
Durante os intervalos conversávamos sobre alguns assuntos abordados em sala, sobre as dificuldades de se lecionar nos tempos atuais, por conta do desinteresse de uma parte dos discentes e a banalização social para algumas disciplinas escolares. Mas também sobre as alegrias em ver alunos se formando e seguindo carreiras onde a disciplina ensinada ajudou-o, isso é muito gratificante.
Percebi ainda que algumas salas demonstram mais interesses do que outras. Notei um maior interesse dos alunos do 1º ano nas aulas de Geografia do que os alunos do 3º ano por exemplo. Alguns alunos, por gostarem mais da matéria, acabam por sua vez interagindo mais com as aulas, tirando mais dúvidas e participando mais.
Notei uma ótima relação do professor com os alunos, o que acredito que influencie de forma positiva na aprendizagem dos alunos, pois, uma vez que os alunos gostam do professor, não há resistência com suas aulas.
Neste estágio em específico, não notei problemas de fato nas aulas, apenas algumas dificuldades com relação a atenção dos alunos mesmo, que acabam focando em outras coisas que não nas aulas, ou mesmo por acharem que a disciplina não será tão importantes para o futuro deles. Mas mesmo assim notei uma dedicação em estudar pelo menos para não “bombarem” na matéria.
A escola não permitiu o uso das imagens do estágio, pois não há uma autorização do uso de imagem dos alunos, sendo assim, achou melhor que não utilizasse as imagens.
6.2- RELATÓRIO ENSINO FUNDAMENTAL II
A EMEF Artur Luís Gayotto conta com um grande espaço verde com árvores e grama, um pátio com refeitório. Conta com uma quadra coberta, 10 salas de aula e um quadro de 45 professores. Não conta com biblioteca, porém tem uma sala de leitura que os alunos e os professore possuem acesso. Não possui sala de informática, mas possui computadores na sala dos professores e mais 10 notebooks para os professores utilizarem. Todas as salas de aula são equipadas com uma smart tv de 53”, onde os professores podem conectar os notebooks para utilizar em suas aulas. Possui Wifi para os professores com alcance em todas as salas de aula. A sala dos professores conta com micro-ondas, geladeira, mesa grande e filtro de água.
A Escola é uma escola pública municipal, então recebe verbas federais. Possui PPP, segue os parâmetros PCN’s e implementa a BNCC, segue o sistema de apostilas da FTD e ainda conta com acesso à plataforma da mesma para os professores e alunos, podendo assim realizar aulas e atividades on-line. A escola esta mudando as salas de aulas para salas ambiente, onde os alunos vão mudar de salas e não os professores. A escola ainda aboliu o sinal de troca de aula ou de intervalo, desta forma os alunos ficam mais calmos nas trocas de aula. Tanto no período matutino quanto no vespertino, a escola contempla os alunos do ensino fundamental II. No noturno a escola não funciona.
A EMEF Marina Bordelane Pilotto Gaiotto um pátio com refeitório, com uma quadra coberta, 10 salas de aula e um quadro de 38 professores. Não conta com biblioteca, porém tem uma sala de leitura que os alunos e os professore possuem acesso. Não possui sala de informática, mas possui computadores na sala dos professores e notebooks para os professores utilizarem. Todas as salas de aula são equipadas com uma smart tv de 53”, onde os professores podem conectar os notebooks para utilizar em suas aulas. Possui Wifi para os professores. A sala dos professores conta com geladeira, mesa grande e filtro de água.
...