O Convite à Filosofia
Por: Julio Divino • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 270 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
Página 1 de 2
FICHAMENTO
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. Disponível em:
Igor Barbosa Silva, Graduando em Educação Física, Universidade Estadual de Goiás – Campus Goiânia ESEFFEGO.
- p.19 – A palavra filosofia deriva-se de duas outras palavras que juntas podem significar amor pelo saber (CHAUÍ, 2000).
- p.20 – Pitágoras comparava os filósofos a pessoas que iam para torneios para julgar o desempenho dos competidores, pois os filósofos não tem o desejo de competição e sim de avaliação e compreensão das coisas. (CHAUÍ, 2000).
- p.20-21 – A filosofia teve surgimento na Grécia e é considerada grega, o que não significa que outras culturas também não tenham desenvolvido sua própria filosofia, mas o que faz a filosofia ser grega é que os filósofos gregos tinham uma visão muito mais ampla e geral para seus questionamentos. (CHAUÍ, 2000).
- p. 21 –
“[...] Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que, por razões históricas e politicas, tornou-se, depois, o modo de pensar e de se exprimir predominante da chamada cultura europeia ocidental da qual, em decorrência da colonização portuguesa do Brasil, nos também participamos” (CHAUÍ, 2000, p.23).
- p.21 – “Através da filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, politica, técnica, arte. (CHAUÍ, 2000, p.21).
- p.21-22 – Os gregos deixaram como legado ideias como de que a natureza age de maneira igual em todas as partes do mundo, independente do tempo e do lugar, ou seja criaram o conceito de leis universais da natureza. (CHAUÍ, 2000).
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com