O Desenvolvimento da imaginação, da criatividade e também o despertar da criança para a leitura
Por: Patrícia Vasconcelos • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.978 Palavras (8 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
INTRODUÇÃO:
A literatura é um assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na Educação Infantil, por ser a fase de desenvolvimento mais importante da criança, permitindo ao professor um trabalho pedagógico bastante significativo e possibilitando na criança a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
O desenvolvimento da imaginação, da criatividade e também o despertar da criança para a leitura.
A educação ainda é insatisfatória, porem percebe-se a necessidade de mudanças no âmbito educacional. Neste sentido vale à pena ressaltar que a literatura pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da criança, na Educação Infantil, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural.
Vale ressaltar ainda que a literatura não é a única alternativa para a melhoria no processo ensino aprendizagem, mas é uma ponte que auxilia na melhoria de resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças.
O homem ao sentir a necessidade de transmitir idéias e acontecimentos, buscou na ficção maneiras de transmitir a herança cultural, acumulada ao longo do tempo, por isso é o maior responsável pelo surgimento da literatura infantil. A literatura surgiu para instruir, divertir, educar e tornar a leitura prazerosa, trazendo a criança um mundo mágico em que ela se identifica e sinta se livre para formar suas capacidades intelectuais e sociais.
Para Costa (2003), as histórias infantis podem trabalhar na formação moral, social e literária, onde estabelecem relações entre o segundo mundo, em que todas as crianças apresentam momentos particulares, e a transposição de real. É através da literatura que a criança desperta os diferentes sentimentos como raiva, alegria, tristeza ansiedade, modificam o seu jeito de pensar e agir ao ter o contato com a literatura passando a sentir segurança e confiança no que vier realizar, assim sente se capaz de criar e explorar sua emoção e sua imaginação.
DESENVOLVIMENTO:
Para a criança, a literatura é tudo na sua vida, um mundo magico e encantador que enriquece a imaginação e a existência da criança, pois é através dela que a criança transforma sua realidade em fantasia, através dos desenho e das brincadeiras que realizam, das histórias que ouvem e até mesmo as que contam.
Coelho (2000) assim define a literatura infantil:
“Literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização”. (27)
O hábito da leitura é adquirido aos poucos e constantemente. Inicia-se em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. A criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que seja estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a agilidade para a leitura e avanços no seu desenvolvimento de aprendizagem.
A importância da literatura para a criança é a mesma que se destina aos adultos. As diferenças são caracterizadas pela natureza do leitor ou receptor: criança; pois devido à expressão “literatura infantil” a ideia que se tem de imediato é de livros coloridos que se destina às crianças consideradas por alguns como um gênero “menor”.
A literatura é a expressão máxima da arte e da alma de um povo. Ainda destaca que o professor ao trabalhar com a literatura infantil em sala de aula, deve criar condições para formar leitores de arte, de mundo e plurais, pois oferecer e discutir literatura, é muito mais do que uma simples atividade inserida como conteúdos curriculares, é ampliar a competência de ver o mundo e dialogar com a sociedade. A literatura tem lugar de destaque na construção da identidade de um povo, pois oferece os universos de relações produzidos na história.
A leitura é, antes de tudo, um processo afetivo e é importante que a criança possa conhecer as relações com o livro diante de tantas tecnologias e relações virtuais que possuem com a sociedade de um mundo contemporâneo.
Desta forma num mundo globalizado, cheio de tecnologias, onde todas as informações ou notícias, músicas, jogos, filmes, podem ser trocados virtualmente, o lugar do livro parece ter sido esquecido. Há quem pense que o livro é coisa do passado, que na era da Internet, ele não tem muito sentido. Mas conhecendo a importância da literatura na vida das pessoas, sabemos dos efeitos e benefícios que uma história pode proporcionar. Uma história bem contada pode deixar marcas positivas que serão lembradas por toda a vida onde fará uma grande diferença na vida da criança.
Maia (2007) destaca que é muito importante o papel do professor, pois é preciso que escolham livros com qualidades literárias, e que transformem as leituras realizadas em sala de aula em momentos de incentivo aos comentários e perguntas ao texto lido.
O professor precisa entender que além de informar, instruir ou ensinar, o livro pode dar prazer e deve mostrar isso à criança. Tudo está em ter a chance de conhecer a grande magia que o livro proporciona. Assim ela vai se interessar por ele, vai querer buscar no livro esta alegria e prazer.
A literatura infantil é um amplo campo de estudos que exige do professor conhecimento para saber adequar os livros às crianças, gerando um momento propício de prazer e estimulação para a leitura. Desde sempre, a criança deve sentir o prazer e magia que existe em folhear as páginas de um livro.
A leitura escolhida para analise foi: “MAMAE SABE QUASE TUDO”. Este livro é dedicado a crianças bem pequenas. O enredo é bem leve, narrado na primeira pessoa. A garota acredita que sua mãe sabe tudo: ela sabe fazer carinho, contar histórias incríveis, sabe dar bronca quando é preciso e até sabe quando vai chover ou fazer sol. O texto é divertido, apesar de não apresentar nenhuma história propriamente dita. É mais uma série de brincadeiras e jogos com a linguagem a partir dos múltiplos significados da palavra "saber".
...