O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Por: Nierlly Carvalho • 23/11/2016 • Resenha • 361 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
O texto nos mostra a importância do estágio supervisionado como um agente que oportuniza vivências específicas da docência. Essas vivências devem ir além de uma simples obrigatoriedade curricular, ele deve ser um espaço que contribui para uma formação que proporcione a reflexão crítica, junção entre a teoria e a pesquisa e produção de saberes para ensinar.
O estágio supervisionado era visto apenas como um treinamento para que o aluno-professor pudesse atuar. Essa forma de considerar o estágio não valoriza a formação intelectual do aluno-professor e o faz ser apenas um repetidor de atitudes e hábitos que o impede de analisar de forma crítica a realidade.
O aluno-professor deve ser um agente social que contribui futuramente para a formação de um professor pronto para os desafios que as transformações contemporâneas trazem para a docência. Com essa visão, os objetivos do Ensino Superior devem estar longe de algo simples e superficial, pois o estágio supervisionado é um componente fundamental na formação docente quando esse possibilita a relação entre a teoria e a prática, um momento para construir saberes docentes e favorecer a aproximação entre a escola de formação e os contextos reais.
É muito importante que os futuros professores vejam a escola como um lugar onde, além de ensinar e transmitir informações, eles também possam aprender. Por meio da reflexão que se deve fazer sobre a sua prática, aparecem novas possibilidades, novas formas de pensar, novas formas de encarar e agir sobre os problemas, pois é refletindo sobre as práticas anteriores é que se podem aperfeiçoar as futuras.
O conhecimento adquirido pela teoria deve apenas orientar a prática do professor, pois ela não pode ser ensinada, apenas aprendida. Essa prática deve ser investigativa e não uma aplicação de teorias, ela não pode determinar como o professor deve ser na sua sala de aula, pode apenas oferecer instrumentos para que ele compreenda o que acontece e assim tentar modificar essa realidade.
O estágio supervisionado pode colaborar para uma formação inicial que integre os conhecimentos teóricos e práticos, favorecendo uma prática investigativa e desenvolvendo uma postura reflexiva no aluno-professor. As transformações na educação só serão realizáveis se a formação do aluno-professor for reflexiva.
...