O Egocentrismo
Por: Paulinepimenta • 7/2/2018 • Trabalho acadêmico • 866 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
a educação infantil, atende criança na faixa etária de zeroaos seis anos de idade, educação essa que é um direito reconhecido tanto pela Constituição Federal de 88, como na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9394/96, tornando um dierito da criança e um dever do estado, a permanência desssas crianças em creches e pré –escolas o estágio suprevisionado, faz parte da nosssa formação educacional, sendo garantido por lei.A importância do Estágio Curricular para a formação do professor é inquestionável. É uma forma mais efetiva de relacionar teoria e prática, executando os conhecimentos ganhados na graduação. Para Pimenta e Lima (2004),
O estágio sempre foi identificado como parte prática dos cursos de formação de profissionais em geral, em contraposição à teoria. Não é raro ouvir-se dos alunos que concluem seus cursos se referirem a estes como „teóricos‟, que a profissão se aprende „na prática‟, que certos professores e disciplinas são por demais „teóricas‟. Que „na prática‟ a teoria é outra. (PIMENTA; LIMA, 2004, p.06)
Verificar o dia a dia dos alunos ajuda a entender o que mais lhes interessa e, assim, abre caminhos para percebermos de que maneira vamos abordar os temas e trabalhá-los dentro e fora da sala de aula. O Estágio Será Realizado na escola Emeb Antônio Joaquim da Silva na cidade de Cravinhos, pretendo conhecer o trabalho pedagógico na Educação Infantil, observar, planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças e refletir sobre a prática pedagógica observada. A realização do estágio representa uma investigação da realidade.
O Estágio foi realizado na Escola Municipal Emeb Antônio Joaquim da silva localizada na Rua Ida Campeoni Salomão nº26 bairro Francisco Castilho , na cidade de Cravinhos – SP
Neste Estágio foram realizados 100 horas em níveis do maternal i e 2 do Ensino Infantil. Fui acompanhada por dois professores :
Professora ( Lidia ), Pedagoga, responsável pela turma na parte da manhã, com 5 anos de docência nesta escola . E o Professor ( Fernando ), Pedagogo , responsável pelo período da tarde com 6 anos de docência nesta Escola
Quando cheguei para realizar a observação fui recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelas crianças.No decorrer do estágio pude vivenciar várias práticas pedagógicas e atividades a serem desenvolvidas. Nas aulas da Professora Lidia percebi com clareza o quanto ela conhece os alunos com quem trabalha, sabendo lidar calmamente com a dificuldade deles quando encontrada as aulas dela foram dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora, permitiram que as crianças tivessem livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada pelo entusiasmo e ousadia, porém, com pouca capacidade de concentração.
Nas aulas do Professor Fernando destaco como ele passa para as crianças a importância da higienização, fazendo isso se tornar um hábito para elas. Outro ponto importante que presenciei nas aulas deste professor foi a maneira com que ele procurou trabalhar as cores: Ele usou palitinhos de picolé coloridos e um rolo de papel higiênico para cada criança e cola. Assim com meu auxilio e dele, íamos colando os palitinhos com cores determinadas pelo professor no papel higiênico. Foi uma brincadeira contagiante pois além deles se divertirem tentando adivinhar as cores, trabalhamos a coordenação motora das crianças. preparo das professoras para lidar com os conflitos existentes entre crianças (mordidas, agitação)
...