Egocentrismo Infantil
Por: Bianca Alves • 8/4/2019 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
O Egocentrismo da linguagem infantil
- No início da linguagem, a partir de 1 a 2 anos de idade, algumas súplicas e exigências que a criança faz, pode ser direcionadas para o adulto, mas a maioria das palavras usadas por ela vai ser um solilóquio, ou seja, quando ela fala com ela própria.
- A linguagem egocêntrica vai dos 3 anos, até maios ou menos aos 6, onde ao passar do tempo essa linguagem egocêntrica vai decaindo.
- Segundo os resultados da Sr.Leuzinger (mãe da criança Hans) a socialização da criança pode acontecer por dois caminhos diferentes:
- Em função da atitude de respeito que adota com os adultos
A criança acha que o adulto é muito superior a ela, Onde o adulto tem a verdade absoluta e nunca erra. Sendo assim, quando a criança já tem esse pensamento que o adulto é superior e ela é inferior a ele, a criança já está socializando.
- Suas atitudes perante seus contemporâneos
Já a outra criança é simultaneamente igual a ela e muito diferente. Igual a ela no saber e no poder. E já muito diferente, pois a outra criança não possui a superioridade que um adulto possui e não tem a capacidade de entrar na sua privacidade como um adulto tem. Sendo assim, a criança socializa bem mais com outras crianças do que com os adultos, pois essa superioridade que o adulto tem impede a socialização de ambos.
4- Conforme a criança vai crescendo esse respeito por conta da superioridade adulta diminui ou pelos menos tem uma mudança, onde o adulto passa a não ser mais essa verdade absoluta.
5- Se o adulto interviesse menos, a criança ia oscilar entre o solilóquio e entre as perguntas, em relação a eles.
6- Porém se o adulto fizer ao contrário e intervier ao máximo, essa criança terá muito solilóquio e caberá apenas ao adulto desenvolver o diálogo.
7- A linguagem da criança não dependerá apenas do seu desenvolvimento, dependendo também do tipo de relação que ela mantiver com o adulto.
...