O Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional
Por: Eli73 • 29/5/2024 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 55 Visualizações
[pic 1]
Nome Completo: Dayane Regina Cardoso Costa Bento | RGM: 22439820 |
Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual | Data: 01/12/2021 |
Curso: EAD_Pedagogia (Licenciatura)_5A_20212 | |
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional |
ATIVIDADE 4 – AMBIENTE E ESTRUTURA ESCOLAR
A gestão democrática é avessa ao entendimento de autoritarismo, o que podemos entender a respeito de uma escola que aplica a um regime igualitário de poder, é que todos possuem direitos e deveres iguais. Nesse tipo de administração é ofertada a oportunidade para todos os colaboradores demonstrem suas habilidades e lideranças. (LÜCK. et al, 2005, p.17) ao se referir às escolas e sistemas de ensino, o conceito de gestão democrática envolve, além dos professores e funcionários, os pais, os alunos e qualquer outro representante da comunidade que esteja interessado e na melhoria do processo pedagógico.
Para que possamos ter uma gestão escolar produtiva, organizada é imprescindível que haja uma ação coletiva de todo a equipe pedagógica. O sucesso de uma gestão democrática está na questão do “planejar”, o planejamento deve ser feito por meio do empenho de todos os profissionais envolvidos. Planejar coletivamente implica dialogar a respeito do que está em pauta para chegar a um resultado satisfatório.
(MEDEIROS, 2003, p.61) ressalta que a gestão democrática está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social: na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional. Também a democratização do acesso e estratégias que garantam a permanência na escola, tendo como horizonte a universalização do ensino para toda a população, bem como o debate sobre a qualidade social dessa educação universalizada, são questões que estão relacionadas a esse debate.
A aplicabilidade da gestão democrática requer por parte do gestor educacional um olhar diferenciado, o mesmo tem que possuir a consciência de que ele é parte integrante do processo administrativo; e que esse controle é meramente burocrático. Porém, essa hierarquização lhe fornece direitos que podem demonstrar na prática se de fato ele atuará de maneira que possa contemplar a participação de todos os colaboradores escolares e da clientela que a escola atende.
Referências Bibliográficas:
LÜCK, Heloísa. A gestão pedagógica da organização curricular com foco na superação da distorção idade-série. Gestão em Rede, n. 62, p. 10 – 14, junho, 2005.
MEDEIROS, I.L. A gestão democrática na rede municipal de educação de Porto Alegre de 1989 a 2000- a tensão entre reforma e mudança. Porto Alegre: UFRGS, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação). Porto Alegre, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
...