O Estágio Obrigatório
Por: ruberpaulo123 • 22/3/2023 • Trabalho acadêmico • 2.182 Palavras (9 Páginas) • 76 Visualizações
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SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
OFICINA 1: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA VETORIAL 4
OFICINA 2: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OU MATEMÁTICA FINANCEIRA 8
OFICINA 3: GEOMETRIA ESPACIAL 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A Matemática é uma ciência que relaciona a lógica com situações práticas habituais. Ela desenvolve uma constante busca pela veracidade dos fatos por meio de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, prosseguindo em constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.
Há MATEMÁTICA por toda parte. Não é por acaso que a disciplina é conhecida como linguagem universal, especialmente por conta dos significados que os números são capazes de gerar. Por isso, quem decide estudar MATEMÁTICA não só deve gostar de fazer contas, mas também se interessar por política, economia e ler muito sobre culturas diferentes.
Durante muito tempo a melhor fonte de informação era o professor, mas com as novas metodologias de ensino e as tecnologias o aluno tem um grande número de informação ao seu dispor e o professor deixou de ser o detentor do saber e sim o mediador do conhecimento. Para deixar esclarecido a importância de utilizar métodos diversificados, a proposta de Produção Textual terá como temática: Oficinas de Matemática para o Ensino Médio.
As oficinas de matemáticas é uma estratégia que permite que os alunos aprendam novos conteúdos de matemática todos os dias, pratiquem estratégias matemáticas de várias maneiras e reflitam sobre o aprendizado por meio de compartilhamento verbal ou escrito. Nessas oficinas também são utilizados materiais manipuláveis, jogos e recursos tecnológicos, como uma das tendências em educação matemática, que pode colaborar de forma significa, para o desenvolvimento de uma metodologia reflexiva, analítica e critica.
Dessa forma, tem-se como objetivo organizar atividades diferenciadas com o objetivo de apresentar aos alunos os conhecimentos matemáticos a partir de um outro formato, com o intuito de motivá-los ao estudo. Serão realizadas três atividades: Oficina 1: Geometria Analítica e Álgebra Vetorial; Oficina 2: Matemática Financeira; Oficina 3: Geometria Espacial.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Oficina 1: Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
Título da atividade: Álgebra no cotidiano
Conteúdo: Sistema de equações lineares 3 x 3; Regra de Cramer; Eliminação de Gauss.
Objetivos:
Desenvolver os conceitos fundamentais de sistemas de equações lineares, determinantes e matrizes de forma interessante e significativa
Utilizar conhecimentos adquiridos nos conteúdos de Matrizes e determinantes e sistemas lineares na resolução de problema.
Analisar as formas de resolução de um sistema linear 3x3 por meio do Software Symbolab.
Competência específica e a habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
Competência específica 3: Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.
EM13MAT301 - Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
Indicação do software escolhido:
Nessa atividade, será utilizado como recurso na resolução das atividades o Software Symbolab. O Symbolab é um mecanismo de resposta online que calcula soluções passo-a-passo para problemas matemáticos em uma variedade de assuntos. Soluciona qualquer problema matemático, incluindo Pré-álgebra, Álgebra, Pré-cálculo, Cálculo, Trigonometria, Funções, Matriz, Vetores, Geometria e Estatística.
Descrição da atividade:
Luiz decidiu dar um jantar em sua casa, mas percebeu que a quantidade de talheres que tinha era insuficiente para todos os seus convidados, constatou que precisaria comprar colheres, garfos e facas. Ana Maria, realizou um orçamento em 3 lojas diferentes e encontrou os seguintes resultados. Na loja Torra Torra o orçamento ficou em R$ 45,42, na loja “Mundo das utilidades” em R$ 45,08, e na loja “Big Shop” R$ 45,78. A tabela abaixo mostra os valores de cada produto nas respectivas lojas.
Produtos / Lojas | Torra Torra | Mundo das utilidades | Big Shop |
Faca | 4,99 | 4,79 | 4,89 |
Prato | 2,75 | 2,99 | 2,79 |
Copo | 3,89 | 3,75 | 3,99 |
Com base nessas informações, determine a quantidade de faca, pratos e copos dos orçamentos que Luiz realizou. Tendo em vista gastar menos, em qual loja Luiz deverá comprar? Após o termino de resolução do problema, abram o navegador padrão e acesse o Symbolab, escolha uma outra forma de resolução para o problema e, verifique as autenticidades dos resultados obtidos de forma manual e por meio do Software.
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