O Fenômeno Literário
Por: Pamela Ferreira da Silva • 21/4/2015 • Resenha • 702 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
DE SANTO ANDRÉ
CURSO: PEDAGOGIA 4º SEMESTRE
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO 01
DISCIPLINA: LITERATURA INFANTIL
Nome: Pâmela Ferreira da Silva RA: 5664116251
Professora Tutora: Mirian Fernandes
Santo André 2014
INTRODUÇÃO
Esta atividade foi desenvolvida para compor a nota do 1º bimestre, conforme as orientações recebidas, onde nos foi proposto que fosse realizada individualmente por meio de um roteiro de trabalho que requer diferentes níveis cognitivos para sua solução e, tendo como objetivo fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados.
- O que é o fenômeno literário e qual são a sua contribuição para as produções literárias?
- Qual a importância do professor compreender a matéria literária?
O fenômeno literário é um fenômeno de linguagem que faz uso da escrita para a prática que o transportará a tempos futuros, ou ao passado, num passe de mágica! Aguçando a imaginação, a literatura nos faz sonhar e entender melhor o mundo, em meio a personagens reais ou imaginários, nos levando a lugares desconhecidos e, em alguns casos, inventados, ela é capaz de nos permitir viajar sem sair do lugar, se tornando parceira nos vagos momentos de nossa vida.
Algumas obras destacam-se impacto que causam em seus leitores que se identificam com a história, misturando-se as letras, como personagens de um universo paralelo que a imaginação despertou para vivenciar aquele momento.
Atualmente, temos séries como a do Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, Sagas, que atrai expectadores com faixa etárias variadas, marcando épocas e atraindo seguidores fiéis, pois a linguagem usada, em conjunto com a história, muitas vezes aproxima muito o leitor a sua realidade por caminhos traçados pela criatividade fazendo a ponte entre a realização e o sentido.
Salvo o Conto de Fadas: “Chapeuzinho Vermelho”, do autor Charles Perrault, uma história contada em meados do século XIV, mexeu com a imaginação dos leitores da época e, posteriormente, deu vazão a várias versões diferentes que foram atualizadas conforme a época, e, se comparada aos dias atuais é uma realidade presente em muitos lares, afinal, essa história conta sobre uma garota teimosa, desobediente...
Despertar o gosto pela leitura no educando o beneficiará em todos os aspectos, o social, o cognitivo, o emocional e o intelectual (linguístico) contribuindo para o seu desenvolvimento positivamente.
Segundo João Luís Ceccantini, professor e pesquisador da UNESP nas áreas de literatura e leitura, cabem ao Educador, criar, em meio à rotina escolar, práticas que promovam rodas de leitura, procurando fugir de uma abordagem utilitária da literatura, estimulando à subjetividade do aluno, o senso crítico, a criatividade, enfim, propiciando uma experiência ímpar e fundamental a esse educando, pois, quando a criança lê um bom texto literário, passa por uma experiência particular, que impulsiona a imaginação.
...