O Filtrando a Água
Por: ANINHA1705 • 20/9/2019 • Seminário • 2.131 Palavras (9 Páginas) • 138 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Ana Maria Araújo Santos
Mariana de Fátima
Márcia Wanessa Martins de Souza Lessa
Michaelly Calixto dos Santos
Tatiane Elaine Paes da Silva
Experiência de Ciências: Fazendo filtro com garrafa PET
Maceió
2018
Ana Maria Araújo Santos
Mariana de Fátima
Márcia Wanessa Martins de Souza Lessa
Michaelly Calixto dos Santos
Tatiane Elaine Paes da Silva
Experiência de Ciências: Fazendo filtro com garrafa PET
Trabalho apresentado no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Saberes e metodologias do ensino de Ciências Naturais II.
Orientação: Prof. Msc. Renan Gomes
Maceió
2018
INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se a uma pesquisa sobre experimentos com garrafa pet. Com isso, selecionamos para a nossa didática o trabalho com um filtro de água, que consiste em um dos instrumentos necessários para a realização do processo de filtração, instrumento necessário para o tratamento da água e separação de misturas.
Neste trabalho objetiva-se demonstrar que é possível realizar experimentos científicos com material reciclado e como tal é importante para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes da Educação Básica. Isto é, fazê-los compreender sobre o seu ambiente natural e suas características fundantes.
Esta seleção foi pensada a partir de uma sequência didática a ser realizada com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, segundo os conteúdos elencados para a respectiva série. Os conteúdos, baseados na Base Nacional Comum Curricular.
Além disso, é importante salientar que antes de selecionar e elaborar a sequência didática foi realizado uma pesquisa sobre Garrafa PET, para melhor compreender os aspectos do material que seria utilizado no experimento e a importância de sua reutilização para a natureza, uma vez que a reciclagem evita o descarte discriminado desse material no meio ambiente.
Portanto, utilizar a garrafa pet para realizar o referido experimento permitiu uma melhor compreensão sobre as suas utilidades no campo científico e sobre a importância da sua reutilização para o ambiente.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O filtro consiste na junção de materiais que realizam o processo de filtração da água, separando os líquidos dos sólidos e além disso, constitui como um dos processos de tratamento da água. Neste sentido, o processo de filtração caracteriza-se por ser um
[...] método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro. (FOGAÇA. Brasil Escola)
O processo de filtração constitui como um dos conteúdos de ciências naturais do Ensino Fundamental. Dentre tais conteúdos estão: separação de misturas e tratamento da água. Estes são trabalhados com as crianças do 3º ano do ensino fundamental.
Como forma de trabalhar o conteúdo, o professor de ciências pode sugerir algumas experiências, dentre elas a construção de um filtro de garrafa pet. Caracteriza-se por ser um experimento fácil, simples e de baixo custo econômico. O filtro permite aos alunos a compreenderem como ocorre o processo de filtração da água.
Estes tipos de experimentos facilitam a aprendizagem dos alunos e contribuem com a ludicidade da aula, permite que as aulas tornem-se prazerosas e proporcionem momentos de descobertas para os discentes. Inserindo-os no campo científico.
Segundo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) é necessário que os estudantes, do ensino fundamental compreendam o seu ambiente natural e social. Diante disso, a importância do conhecimento sobre os processos de tratamento da água.
Além disso, tais conteúdos fazem parte da Base Nacional Comum Curricular dentro das unidades temáticas “terra e universo” presentes no 3º ano do Ensino Fundamental e “matéria e energia” presentes no 4º ano do Ensino Fundamental (BRASIL, 2017).
Nesse sentido, não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza. (BRASIL, 2017)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
I. IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Ciências
Turma: 3º ano do Ensino Fundamental 1
Duração: 2 aulas (50 minutos cada aula)
II. OBJETIVO DA AULA.
• Reconhecer a importância da água potável e compreender o processo de filtração da água.
III. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS.
• Tratamento da água.
...