O Folder Sobre Inclusão
Por: dadoucsal • 22/2/2024 • Resenha • 832 Palavras (4 Páginas) • 75 Visualizações
O que observa-se é uma má vontade do poder público em trazer tais melhorias, já que há, por parte da direção, solicitação dessas melhorias para atender com mais eficiência esse público com deficiências visuais e auditivas, sendo que é garantido por lei q esses alunos tenham acesso a meios que possibilitem sua inclusão e integração total ao mesmo conhecimmeto dispensados aos alunos não deficientes.
Art.24 do decreto nº 3.298/99 e a Lei nº 7.853/89 “a pessoa com deficiência têm direito à educação pública e gratuita e, preferencialmente, na rede regular de ensino, e, ainda, se for o caso, à educação adaptada às suas necessidades educacionais especiais.”
Uma das ações a serem aplicadas é acionar o mininstério público para que obrigue o estado a fornecer profissionais habilitados para atender esses alunos. A própria escola não o pode fazer, mas pode intruir direta ou indiretamente aos pais dos alunos com tais necessidades especiais. Quanto aos deficientes auditivos, somente um intérprete de libras seria o suficiente, já que o total de alunos com deficiência auditiva são 7, podendo acondicioná-los em uma só classe de ensino regular, atendendo a ambos os requisitos, inclusão e acesso ao conhecimento mediante acessibilidade através do professor intérprete e tradutor de libras.
Em se tratando dos alunos com deficiência visual, uma ação igual poderia ser impetrada para solicitar um acompanhante para leitura em classe, mas temos a problemática da leitura em casa. Solicitar verba governamental requer burocracia e tempo. Uma alternativa que seria mais efetiva é fazer rifas e eventos com o objetivo de levantar fundos para a compra de tablets e/ou aparelhos celulares, onde seriam istalado aplicativos de leitura em pdf, o que facilitaria bastante na efetividade do aprendizado dos alunos portadores de necessidades com deficiência visual
Créditos das fotos: Professora Josefa Lucivânia Cruz, Pedagoga, professora da sala de recursos do turno matutino
Créditos das informaçoes sobre acessibilidade: Professora Irlene Aparecida de Oliveira Cruz Andade, pedagoga, professora da sala de recursos do turno vespertino
Referências bibliográficas:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/artigos_edespecial/surdo_sistemaregular.pdf
INCLUSÃO NO COLÉGIO ABELARDO BARRETO DO ROSÁRIO EM TOBIAS BARRETO-SE:
O QUE JÁ EXISTE E O QUE PODE SER MELHORADO
[pic 1]
O colégio Abelardo Barreto do Rosário fica localizado na Praça Abelardo Barreto do Rosário, na cidade de Tobias Barreto, no Sul do Estado de Sergipe e é a maior escola de Ensino Médio da cidade, atendendo mais da metade da população em idade escolar para o ensino secundário no município.
Como a escola atende um público numéricamente tão elevado, é de praxe que uma parcela, ainda pequena, desses estudantes, são portadores de deficiência, tanto alguns portadores de deficência física, uma pequena parcela de deficiência intelectual e uma parcela muito pequena com ambas deficiências.
A escola conta com pequeno aparato para atender alunos cadeirantes, como rampas de acesso, corrimãos e maçanetas adaptadas
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
Além disso, a escola conta com uma sala de recursos onde trabalham duas pedagogas especialistas em educação especial, uma no turno matutino e outra no turno vespertino, onde atendem alunos portadores de necessidades especiais que frequentam o ensino regular no turno oposto.
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Os alunos com algum tipo de deficiência intelectual são acompanhados nas aulas regulares por profissionais contratadas para ajuda-los nas tarefas e preparar atividades específicas de cada matéria adaptada para seu nível cognitivo. Há somente um aluno cadeirate e com deficiência intelectual leve, que também é acompanhado por uma pedagoga.
...