O MITO E A RAZÃO SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES FILOSOFIA MEDIEVAL
Por: geocacia • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A) TUTOR (A):EDUARDO ALVES MENDONCA
Resumo bloco 1
O MITO E A RAZÃO
SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
FILOSOFIA MEDIEVAL
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: GEOCÁCIA DIAS FERREIRA
DATA: 21/10/2017
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
O MITO E A RAZÃO
Na Grécia antiga, a religião e o mito eram fontes originárias de conhecimento, através destes os gregos tiveram repostas para suas grandes questões.
A partir do século VI a.C. surgiram outros sábios que propuseram outras formas de pensar. A religião e o míticos já não fazia arte dos pensamentos desses sábios e sim aos argumentos racionais.
O saber deixou de ser sagrado e tornou objeto de discussão, a filosofia nasceu na sociedade grega, sobe condições políticas, econômica e culturais, construídos pelos inúmeros de pensadores, assim nasce a filosofia.
SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
Um dos mais importantes da filosofia grega foram: Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates si interessou pelas questões humanas como por exemplo a ética, a política, o conhecimento, a educação entre outros. Platão foi discípulo de Sócrates, seguindo sua filosofia e aderindo ao método por ele utilizado na qual era a busca da verdade através de pergunta e mais respostas.
Platão foi responsável pela formulação de uma nova maneira e pensar e de perceber o mundo, Platão por tanto divide o existente em duas partes: o mundo das ideias e o mundo físico em que vivemos.
Aristóteles nasceu em península da macedônia da macedônica da Calcídica , por isso também conhecido como Estagirita, estudou na academia de Platão até a morte dele no ano de 347 a.C.
Em 355 a.C. Aristóteles mudou para Atenas e fundou uma nova escola chamada peripatos na qual era um lugar onde ela acostumava andar .
Sua investigações filosóficas consistem em estudar o “ser enquanto ser “, podendo sintetizar a metafísica aristotélica em quatro questões: potência e ato; matéria e forma; particular e universal.
FILOSOFIA MEDIEVAL
A Filosofia Medieval compreende um período histórico que vai do final do helenismo (século IV )até o Renascimento( final XVe início do século XVI)
[pic 3]
A religião cristã originária do judaísmo surge e se desenvolve no contexto do helenismo. O helenismo permitiu aproximação de cultura na qual mais tarde surgiu a filosofia cristã. Nesta época o cristianismo era visto como seita reformista dentro da religião da cultura judaica.
...