O Ministério da Educação e do Desporto
Por: mariaclementina • 3/11/2018 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2.
Os referenciais tem por objetivo de servir de guias reflexivo para profissionais que atuam de forma direta com crianças de 0 a 6 anos, respeitando os estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira de cada docente. Este é produto de um amplo debate nacional, tendo participaram professores e inúmeros especialistas que colaboraram em conhecimentos oriundos tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros. Estes tem pretensão contribuir para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e de seus familiares nas diferentes regiões do país.
BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
O livro traz a luz ás concepções sobre o brincar provenientes de três campos de estudo: socioculturais, filosóficos e psicológicos. Pesquisadores franceses discutem o brincar como fenômeno cultural e ressaltando aspectos culturais expressos nos 'livros-surpresa'. Os pontos de vista filosóficos sobre o brincar introduzidas por Froebel e Dewey requerem destaque, junto ás teorias psicológicas como as de Wallon, Vygotsky, Bruner e Lacan, examinadas pelo grupo brasileiro. A obra destinada a professores do Magistério do Ensino Médio, alunos e professores de graduação e pós-graduação nas áreas de Pedagogia, Psicologia e correlatas, igualmente a todos os que se interessam pela figura da criança e seu brincar.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002.
A obra é uma coletânea de trabalhos produzidos por autores vinculados ao Grupo Interinstitucional sobre o Jogo na Educação, com sede na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
A obra tem inicio em uma apresentação dos artigos, arrematada ao fim da edição com os dados dos autores. Este divide-se fundamentalmente em três grupos de artigos: o primeiro é composto de artigos que versam sobre temas relacionando-os à educação infantil; o segundo grupo de artigos é composto por aqueles que lidam com crianças com necessidades especiais; e um terceiro grupo discute o tema a partir do ângulo da formação docente. Existe também um artigo, beirando estrangeiro, que aborda a educação matemática. A premissa do livro é de que o leitor possa valorizar "os jogos na educação, ou seja, brinquedos e brincadeiras como formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação, conhecimento pela criança e, portanto, instrumentos indispensáveis da prática pedagógica e componente relevante de propostas curriculares".
...