O Movimento Social
Por: leliane11 • 14/2/2017 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
MOVIMENTO SOCIAL SINTEP
Pretendo através deste trabalho ir além do que muitas pessoas, assim como eu, não conhecem o trabalho realizado pelo sintep do município de Sinop, que ainda é uma subsede,
O objetivo deste trabalho é compreender a realidade dos profissionais que os profissionais da educação enfrentam e as usas perspectivas através dos projetos políticos de educação, analisar o que é o Sintep, como trabalha para contribuir para a formação dos professores. Qual a sua função pedagógica para a classe docente do município.
Os movimentos sociais a muito tempo, baseando-se em ações coletivas organizadas para alcançar o objetivo do grupo que se destina. Sendo de grande de grande importância para quem reivindica seus direitos perante a sociedade e seus órgãos competentes.
O sindicato dos trabalhadores do ensino público de mato grosso, sintep é um desses movimentos, fundado em 1988, com a missão de promover a união de todos os trabalhadores do ensino público de mato grosso garantindo melhores condições de trabalho, valorização da classe e fortalecimento da educação.
Contando hoje com aproximadamente 15000 em 139 sub-sedes municipais, organizadas em 15 polos regionais. “referência”
Esses associados dentro de seus conselhos buscam não só melhores condições como também a luta para manter o que já conquistaram, como piso salário, plano de cargo e carreira, jornada única.
Os movimentos sociais carregam consigo a função pelo outro e transformar espaços e ações em um bem comum e democrático, através de manifestações coletivas nesses contextos Gehn (2011) afirma: “Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas” dessa forma Gehn (2011) diz ainda que um movimento não somente abrange não a escola em si, mas procura garantir o direito de todos que delas necessitam, com vagas extras, exclusão, direitos humanos e autorais e o espaço de cada um.
Todos movimentos sociais estão lutando para o bem comum de toda a sociedade as pessoas que trabalham em prol de igualdade de vida, moral e ética. Eles estão em todos os lugares escolas, igrejas, comércios, industrias, no lazer, na família, o ser humano so não faz muita coisa, mas unidos mudam pensamentos, religião, crença, a sociedade.
Apenas o criador faz tudo sozinho, mas a ser humano precisa de auxilio. Esse auxilio esta na capacidade de luta, de acreditar que existe algo mais. O mesmo ser humano que esta dentro de cada um desses movimentos, a luta é por igualdade, condições de trabalho, melhor assistência enquanto cidadão brasileiro, proporcionando uma vida melhor e mais digna.
A ideia de mobilização partiu de uma pessoa, de que a organização é a luta de um povo que mesmo em desordem e na pobreza poderia valer mais do que o poder que esta na mão de poucos é a luta dos movimentos sociais no brasil, não tem um grande poder também pois a população não conhece a grandeza da união de um povo ou de uma classe que esta com grande desigualdade.
Para conhecer as necessidades de um povo é preciso saber suas ideias e anseios, pensar comum cidadão com dignidade é olhar dentro de sí e buscar conhecer o ideal de vida no cotidiano de um povo que luta mesmo sem ter a certeza da vitória, conquista que só chegara com a união de todos que buscam um mesmo ideal, o benefício virá para todos não só para uma minoria, esse é o espírito de um grupo lutador.
...