O PAPEL DO PROFESSOR E A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Por: toninho01 • 4/4/2017 • Artigo • 3.280 Palavras (14 Páginas) • 508 Visualizações
O PAPEL DO PROFESSOR E A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Antonio Carlos dos Santos
João Marcelo Planchez de Carvalho
Regiane de Cássia P. V. Cavalcante
Simone Yoko Kian
Vilma Laurentino
Curso: Pedagogia
Pólo: Uniseb Interativo COC – São José dos Campos
Linha de Pesquisa: 06
Orientador: Profª Cláudia Margarido Gallucci
RESUMO
Este trabalho nos leva a uma pesquisa utilizando fontes de referencias bibliográficas existente na área para o assunto. Trata sobre a formação inicial e continuada do professor no dia a dia da escola de ensino fundamental e procura explanar sobre a questão da formação do professor em atividade num visual mais abrangente e democrático do Ensino Fundamental. A competência do professor é abordada como mediação importante no processo de ensino/aprendizagem, evidenciando a discrepância entre a formação do professor e as exigências da nossa atualidade. Para ser um bom professor é preciso manter-se constantemente atualizado. Algumas exigências são feitas ao profissional da educação, em função da rapidez com que as informações vêm sendo transformadas e processadas a cada instante. É por meio de uma formação continuada que ele desempenhará uma ação intencional nas metodologias aplicadas no seu cotidiano. Como os alunos estão sempre em processo de transformação, o professor deve estar se capacitando continuadamente para poder atendê-los com mais qualidade. A maneira de ver os alunos se transformou no decorrer da história. Muita coisa mudou. E o professor deve mudar!
Palavras chave: Formação do professor; Importância; Qualidade.
INTRODUÇÃO
Vivemos um período de grande transformação em todos os setores da sociedade. Não poderia ser diferente no que se refere à educação.
Algumas exigências são feitas ao profissional da educação em função da rapidez com que as informações vêm sendo transformadas e processadas a cada instante.
Nesse contexto, faz-se necessário repensar a formação dos professores e esclarecer quem é esse profissional que atua em nossa realidade escolar, o que deve ser capaz de fazer e que conhecimento deve ter.
O profissional da educação pode e deve se manter atualizado, colocando em seu cotidiano a teoria e a prática unidas em função do aprendizado de seus educandos.
A formação docente não pode ser tratada como um acúmulo de técnicas, mas como um processo reflexivo sobre a prática educativa, por isso o professor deve ter consciência da necessidade de sua constante atualização.
1. A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR
Apesar do descaso dos poderes públicos ou de mantenedores (escolas privadas) que se faz presente, os professores precisam, antes de qualquer coisa, perceber o quão são importantes para a sociedade.
Professor não é apenas o pilar da escola, mas o pilar da vida. Das mãos do professor saem artistas e os profissionais das mais diversas áreas. São pessoas em busca de seu lugar na sociedade e no mundo.
Para melhorar a qualidade da educação é preciso, antes de tudo, melhorar a formação e as condições de trabalho do professor.
A educação contribui para o desenvolvimento humano nas esferas cognitiva e social que estão em constantes mudanças, havendo, portanto, a necessidade de capacitação constante do profissional de educação.
1.1 - A CONSCIÊNCIA DO PROFESSOR SOBRE A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA.
O professor é o responsável pela formação de atitudes positivas ou negativas de seus alunos. Ele pode e deve despertar a curiosidade, ajudar no desenvolvimento da autonomia, estimular a exatidão intelectual e criar condições necessárias para que o aluno obtenha sucesso na educação formal e permanente.
O professor deve estar preparado para o processo educativo, também, fora da instituição escolar, organizando experiências de aprendizagem praticadas no dia a dia, estabelecendo ligação entre matérias ensinadas e a vida cotidiana dos alunos.
Com a forte relação entre o professor e aluno, que hoje existe, fica clara a necessidade de conscientização do professor em utilizar recursos tecnológicos e saberes diversos para o enfretamento das constantes mudanças e transformações que a educação tem estabelecido..
O mundo evolui tão rapidamente que professores e vários outros profissionais devem estar cientes que sua formação inicial não lhes basta para seguimento de sua vida profissional. Eles precisam de atualização e aperfeiçoamento constantes.
Segundo Hipólito (repensando a formação continuada, p. 1):
Nossa realidade exige mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento constantes. Por isso é necessário que o profissional da educação procure, sempre, se manter atualizado e em constante formação e aprendizado.
A modernidade exige do educador, segundo Brzezinski, (1992, p. 83): uma sólida formação científica, técnica e política, viabilizadora de uma prática pedagógica crítica e consciente da necessidade de mudanças na sociedade brasileira.
No mundo atual, com a informática e várias outras “modernidades” faz-se necessária a constante reciclagem do profissional de educação.
1.2 - COMO MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO ESCOLAR.
Quando falamos em educação e ensino de qualidade, pensamos logo na formação do professor. São questões sempre ligadas. A formação teórica e prática do professor é a maior contribuição para a melhora da qualidade do ensino. É necessário despertar, no professor, uma revisão de sua prática docente e a consequente reformulação profissional. É preciso acabar com antigos conceitos daquele professor, enciclopedista, acadêmico, tradicional
...