TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRIMEIRO DIA DE AULA

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos:

Cracielli de Souza Vieira RA 1328424

Joice Pedroso Mendes RA 1427914

Juliana Castro Silva RA 1318272

Liliane Silva Santos RA 1433606

Lucineia de Lima Rocha Setubal RA 1411971

JACIARA – MT

2016

PRIMEIRO DIA DE AULA

        O primeiro dia de aula sempre gera muitas expectativas, as vezes alguns transtornos, principalmente nas séries iniciais como Alfabetização. Essa expectativa não é somente pelos alunos, mais pelos professores também, assim muitos docentes tem todo um cuidado e preparo para recepcionar seus alunos.

        Ao abordamos sobre este tema, percebe-se o quanto é difícil o primeiro dia de aula para uma professora, pois, os alunos chegam agitados e ansiosos, os alunos da alfabetização por sua vez, choram e apresentam resistem em romper os elos familiares.

        Os demais alunos ficam eufóricos ao rever seus amigos, com isso, geram muita conversa paralela, atrapalhando o desenvolvimento da aula, dessa forma, é importante elaborar uma aula diferenciada, atrativa e dinâmica.

        Uma proposta é ensinar através da brincadeira, que traz uma riqueza da ludicidade na aprendizagem da criança, estimulando a se movimentar, comunica-se com seus pares se expressa através de línguas, descobre regras e toma decisões.

O jogo tradicional infantil é um tipo de jogo livre, espontâneo, no qual a criança brinca pelo prazer de o fazer. Pois pertence a categoria de experiências transmitidas espontaneamente conforme motivações internas da criança, o jogo tradicional infantil tem um fim em si mesmo e preenche a necessidade de jogar da criança. Tais brincadeiras acompanham dinâmica da vida sócia permitindo alterações e criações de novos jogos. (KISHIMOTO, 1994, p. 25).

        Assim, uma aula diferenciada proporciona aos alunos no primeiro dia de aula que eles se relacionem, quebram o gelo, interagem com os colegas e participam das atividades propostas com dinamismo. A aula ser elaborada atenderá alunos da alfabetização, cujo roteiro será:

  • A princípio a sala de aula deverá ter mensagens de boas vindas, e decoradas para que os alunos se sintam bem recepcionados.
  • Uma brincadeira de quebra gelo, para estimular a apresentação dos mesmos.

Brincadeira de Apresentação:

Dinâmica do Nome

Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.

Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

        Dentro da proposta de aula diferenciada, será distribuído uma folha A4 em branco para que os alunos, para que os mesmos venham desenhar sua família ( as pessoas com quem eles convivem), para conhecer os componentes principais da família de cada um.

 Após o intervalo, os alunos serão convidados a irem na quadra de esportes da escola, para realizar algumas brincadeira tais como:

Dinâmica: O presente

Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.

Preparação: Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai passar o presente para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão distribuídas para todos os alunos da classe.

Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor inicia a brincadeira, passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente está abençoado! Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns! Pena que sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para quem você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente ainda não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o presente para quem você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda, menos com o presente. Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como você é inteligente! Logo deve saber que o presente ainda não é seu. Passe-o para quem você acha mais EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem aí dentro? Pena que você ainda não vai saber! Passe-o para quem você acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é qualidade, nem defeito. Você ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez será de quem você ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8- Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que faz. Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam o presente. Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e distribua a TODOS OS COLEGAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com