O PRODUTO VIRTUAL
Por: ALTAIR1404 • 23/6/2021 • Artigo • 2.138 Palavras (9 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário Leonardo da Vinci | |||
NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Edivane Fagundes de Moura :Sandra de Fatima Machado Pereira CURSO :Metodologias de Ensino :Estagio curricular obrigatório 1 Educação Infantil :Turma (3030PED/FLC3933PED) TUTOR EXTERNO: Emilin Thais Pereira Barros [pic 2] PROJETO DE ESTÁGIO: Metodologias de Ensino :Alimentação saudável CIDADE:Sete lagoas ANO/SEMESTRE:2021/01 |
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
1.2 OBJETIVOS 3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 6
2.1 METODOLOGIA 6
2.2 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Área de concentração: Metodologias de ensino
Programa de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino /Aprendizagem
Projeto de Extensão: Desenvolver hábitos alimentares saudáveis
Produto Virtual: Trilha pedagógica ou vídeo aula ou E-book, pesquisa no google.
Tema: Alimentação saudável
Na abordagem deste projeto procuro ter como área contração a Metodologias de Ensino, sendo que por tema de estudo abordado alimentação na educação infantil. Tendo como foco principal a promoção e incentivo a alimentação saudável na educação infantil nesse tempo de pandemia. O presente trabalho tem como objetivo geral, promover e consumo de alimentos saudades por meio de práticas lúdicas e educativas na educação infantil.
1.2 OBJETIVOS
- Incentivar hábitos alimentares saudáveis
- Ampliar o conhecimento de novos alimentos
- Proporcionar a experiências de novos sabores
- Valorizar os alimentos, ampliando seu valor nutritivo nas refeições
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Elaboramos esse projeto pensando nas crianças e nas famílias. O projeto tem como objetivo mostrar que alimentação saudável deve fazer parte cotidiano de toda família. Desde da pandemia foi fundamento buscar novos hábitos alimentares em casa para alimentação de saúde e do bem –estar das famílias. Com as crianças não foi diferente, com mais tempo em casa, mais exposição as telas e menos movimento, até a alimentação precisou ser repensada.
A educação e escola e família andam jeitos, para o crescimento, qualidade de vida de criança e a forma qualidade de vida de criança e a forma como ele aprende são especiais e significativos para seus desenvolvimentos físico, emocional, cognitivo e cultural.
A primeira etapa da educação básica, onde a criança inicia os primeiros passos de socialização, demonstração de afeto e amor. Nesse período de pandemia onde as crianças estão mais em casa é muito importante que os pais orientem as crianças sobre o vinculo da criança com a creche.
A alimentação em grupo, principalmente nas creches, favorece a modificação de hábitos alimentares, por facilitar aceitação de novos alimentos sendo importante a implantação de programas de educação nutricional nestas instituições para promover uma melhora a qualidade da alimentação infantil (Valle e Euclides, 2007, p 15).
Estudos afirmam que os hábitos alimentares formados, principalmente nos primeiros anos de vida da criança irão repercutir diariamente na saúde na fase adulta, sinalizando a importância da alimentação infantil e da promoção das ações de intervenção que auxiliam a adoção de hábitos saudáveis ( BRASIL, 2011, ROSSI, MOREIRA E RAUEN, 2008; RAMOS E STEIM, 2000)
Através da alimentação, o ser o humano busca satisfazer suas necessidades biológicas, cognitivas, bem como seus psicológicos e culturais (Jomori, Proença e Calvo, 2008)
A alimentação saudável desempenha um papel vital no funcionamento cognitivo, fisiológico, social e cultural, entende-se que a melhor alimentação é a mais variada possível. Deferente tipos de alimentação garantem que todas as necessidades nutricionais sejam adquiridas influenciando na inteligência e aprendizagem do indivíduo durante a vida escolar, como no futuro.
Segundo Freitas (2002, p 15)“a alimentação influencia em nossa disposição, em nosso estado emocional e ate nossa inteligência. Neste sentido, uma alimentação que atende todas as necessidades nutricionais possibilita o desenvolvimento da aprendizagem do raciocínio e da concentração”.
Considerando esses aspectos é bastante relevante a aquisição de hábitos alimentares saldáveis desde a primeira infância, assim, tanto a família quanto a escola exercem um papel fundamental na formação de tais hábitos.
Por isso, para Vigostswy, (200.1p.322) “a criança adquiri certos hábitos e habilidades numa área especifica antes de aprender aplica-los de modo consciente.”
Diante disso, Vigostswy defende que a criança é capaz de aprender hábitos e atividades e apropriarem destes. Assim sendo, a participação dos pais é de grande relevância para o desenvolvimento de uma alimentação saldável.
“Os pais têm grande responsabilidades na alimentação das crianças, cabe a eles levarem as crianças a preferiralimentos saldáveis indispensáveis ao desenvolvimento, tarefas não são feitas com palavras, sobre tudo com exemplo, a criança deve compreender que comer bem não significa comer muito, nem comer apenas coisa gostosas, mais alimentar-se adequadamente de forma equilibrada.”
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1
METODOLOGIA.
A escola onde foi escolhida o projeto e Instituto Educacional Sementes do saber, com esse tempo de pandemia a aula está sendo feita online. Fizemos um desenvolvimento de uma alimentação saudável durante o decorrer do currículo, incluso na Educação infantil. Neste sentido o desenvolvimento, tem como intenção, executar ações práticas e lúdicas direcionadas a alimentação saudável. Para promoção da saúde em crianças e seus familiares nesse tempo de pandemia.
...