O PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
Por: Sofia Ventura • 26/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.774 Palavras (8 Páginas) • 199 Visualizações
SOFIA CAETANO DOS SANTOS VENTURA
6° SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
Cachoeiro de Itapemirim
2022
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
Projeto interdisciplinar apresentado à
faculdade Pitágoras Unopar, como requisito parcial
para a obtenção de média bimestral
nas disciplinas Adolescência e juventude no século XXI,
temas atuais em educação, gestão escolar,
pedagogia em espaços não escolares,
relações interpessoais e resolução de conflitos
, gestão de projetos educativos
Tutor à Distância: Mayla Tais Silva Julio
Cachoeiro de Itapemirim
2022
SUMÁRIO
1- Introdução................................................................................... .4
2- Desenvolvimento......................................................................... 5
2.1- PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO . 5,6,
2.2- METODOLOGIAS ATIVAS - INFOGRÁFICO -..................... 7,8
3- Conclusão ...............................................................................10
4- Referência ............................................................................. 11
1- Introdução.
Na proposta de produção textual do 6° semestre de Pedagogia da instituição de ensino Pitágoras é direcionado para as disciplinas ao longo desse semestre, sendo elas: Adolescência e juventude no século XXI, temas atuais em educação, gestão escolar, pedagogia em espaços não escolares, relações interpessoais e resolução de conflitos, gestão de projetos educativos, avaliação na educação, educação formal e não formal, teorias e práticas do currículo, educação inclusiva, práticas pedagógicas.Sendo Assim, A proposta da Produção Textual Interdisciplinar apresenta sobre o caso do Colégio estadual "Clarice Lispector" onde resolveram criar um trabalho de criação do projeto de vida por parte dos estudantes do ensino médio. Dentro do contexto acharam importante trabalhar as metodologias ativas. A disposição da existência humana em períodos está intimamente relacionada a vários aspectos fundamentais da organização social e cultural. A sociedade e a cultura reservam para cada etapa da vida expectativas diferentes: associam-nas a possíveis papéis sociais a serem desempenhados; oferecem possibilidades e limitações às ações de indivíduos e cidadãos; eles dedicam instituições específicas para atender às suas necessidades específicas. Neste estudo vamos falar sobre esse projeto de vida para os alunos do ensino médio.
Neste trabalho acadêmico abordarei a importância do protagonismo juvenil e o benefício que essa prática pode trazer para o futuro de cada estudando no ensino médio. E o tema do trabalho será: Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos. Esta proposta foi escolhida para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um ambiente de reflexão. Justifica-se a importância é fundamental que os profissionais da educação que atuam na etapa do Ensino Médio, sejam como docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores, reflitam sobre o Projeto de Vida,considerando como uma das premissas para a formação integral do estudante.
O projeto de vida tem como base trazer as importâncias do criar, sentir, pensar, inventar, inovar, querer e ousar
2- Desenvolvimento
2.1 PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO .
O ato de planejar é um fator imprescindível para o sucesso, projeto é o contexto do processo de planejamento, que tem por função definir com precisão os objetivos de um referido plano de ensino. O processo de planejamento começa pela definição clara dos objetivos, e no projeto de vida e a formação integral dos sujeitos o maior objetivo é oportunizar experiências para aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade sendo eles sociais,econômicos, ambientais e a tomada de decisões éticas e é fundamental a importância de cada professor no processo deformando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis. Entender a concepção sobre o que o adolescente pode esperar do futuro é um dos meios para tornar o estudo algo mais atrativo e significativo. Por isso, o papel da escola enquanto agente de apoio no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes é de extrema importância. De forma geral, as competências apresentadas pela BNCC refletem diferentes necessidades. A primeira coisa a se destacar é o âmbito da vida cotidiana, valorizando-se, assim, as competências em nível pessoal, em seguida, o exercício pleno da cidadania e da vida em sociedade, isto é, o social e por fim, o documento apresenta a perspectiva do mundo trabalho, mostrando a necessidade de se desenvolver as habilidades ligadas ao âmbito profissional. Desse modo, são esses os três pilares que devem ser considerados ao se trabalhar qualquer uma das 10 competências gerais da BNCC, inclusive o projeto de vida: o pessoal, o social e o profissional. O desenvolvimento pessoal demanda, essencialmente, o autoconhecimento. Dessa maneira, nesse momento que escola deve propor atividades que levem os estudantes a se reconhecerem como sujeitos e a compreenderem as suas identidades. Para que isso seja possível, devem ser trabalhadas questões que levem os estudantes a refletirem sobre quem são. Isso significa explorar diversos aspectos que os façam compreender quais são os seus interesses, as suas habilidades, os seus pontos a serem melhorados e os seus desejos. Portanto, o trabalho no âmbito pessoal está relacionado à busca pela identidade e, ainda, à consolidação da autoestima, bem como ao amadurecimento das emoções. Dessa maneira, a dimensão pessoal é a base para a elaboração do projeto de vida.
...