O PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Por: luamanda • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.501 Palavras (11 Páginas) • 333 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Deocleciana Januário RA: 6788400455
Luciana Silveira RA: 6920431546
Maelka Belasc RA: 6998405338
Regina Telles RA: 6914338106
Sandra Liziário RA: 6947433182
Anápolis
Maio / 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Deocleciana Januário RA: 6788400455
Luciana Silveira RA: 6920431546
Maelka Belasc RA: 6998405338
Regina Telles RA: 6914338106
Sandra Liziário RA: 6947433182
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “PROJETO MULTIDISCIPLINAR III”, - 5º semestre -, sob orientação da professora-tutora à distância e presencial Eliane da Costa Monteiro Arrais.
Anápolis
Maio / 2015
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................................................Página 04.
SÍNTESE PROJETO EDUCATIVO...........................................................................Página 05.
PROJETOS EDUCATIVOS E O PROFESSOR.........................................................Página 07.
PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: LER POR PRAZER.......................Página 08.
AVALIAÇÃO.............................................................................................................Página 11.
Conclusão.....................................................................................................................Página 12.
Referências Bibliográficas...........................................................................................Página 13.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo, promover a aplicação de conceitos pedagógicos fortalecendo o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tecendo algumas considerações referentes ao Projeto Político Pedagógico da escola atual.
Trabalhando em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
Utilizando, reconhecendo e respeitando as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.
ETAPA 1 – SÍNTESE PROJETO EDUCATIVO
Através do projeto educativo, a escola concretiza sua missão educativa. A missão da escola se dá pelo projeto educativo e pelas operações dos setores que podem ser ou fazer parte dele. Trabalhar com projetos educativos é uma das formas de resgatar a educação que está cada vez mais precária e insuficiente.
Vai além da transmissão de conhecimentos, se da através da interação professor, aluno e sociedade. Para que todos se envolvam no processo, os professores devem discutir as propostas, tirando dúvidas, aceitar ideias e sugestões para que todos envolvam no processo.
A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos. Trabalhar com projetos significa lidar com ambiguidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo.
A pedagogia de projetos é uma nova prática de ensinar e aprender, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar, e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
O fato de o aprendiz resolver tarefas ou desenvolver projetos é suficiente para que ele construa conhecimento? Os estudos sobre este tema indicam que a construção está relacionada com a qualidade da interação.
Os processos de ensino-aprendizagem ainda são muitos baseados na ideia de que o aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez. Piaget observou que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.
Acreditamos e sugerimos que uma estratégia rica para construir essa escola com esse plano esteja na adoção de uma metodologia de Educação por projetos. É discurso comum entre os pais e educadores que nossa juventude não tem mais ideais que eles vivem num mundo de consumo em que a mediocridade e a preguiça estimulada pelo controle remoto tudo alcança num simples clicar de botões. Isso não é verdade! Os jovens de hoje, como os de todos os tempos, são imensamente generosos, criativos e heroicos. São capazes de morrer pelas causas em que acreditam.
O desenvolvimento do projeto pode servir como pano de fundo para o professor trabalhar diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.
Na verdade, a educação por projeto é uma estratégia pedagógica para ser explorada em diferentes níveis escolares, desde a Educação Infantil até a universidade. Nestas situações, os estudantes deveriam ser capazes de adquirir não somente conceitos disciplinares, como também saber quem eles são do ponto de vista social, emocional e como aprendizes. Isto permitiria a todos os níveis escolares unir os mundos da escola e da vida e cultivar a razão e a emoção sob um mesmo teto, como proposto por Maturana (1995) e Moraes (2002).
...