O Papel Da Gestão E Da Coordenação Na Educação Inclusiva
Por: Yandra Cohim • 16/10/2023 • Trabalho acadêmico • 4.068 Palavras (17 Páginas) • 116 Visualizações
FACUVALE – FACULDADE DE MINAS EAD
YANDRA COHIM NEVES
O PAPEL DA GESTÃO E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
RUY BARBOSA – BA
2023
FACUVALE – FACULDADE DE MINAS EAD
YANDRA COHIM NEVES
O PAPEL DA GESTÃO E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão.
RUY BARBOSA – BA
2023
O PAPEL DA GESTÃO E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Yandra Cohim Neves¹
Declaro que sou autora¹ deste Trabalho de conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)
Resumo – Nos últimos anos, a principal meta da educação brasileira foi a melhoria do ensino e, diante esse cenário, destaca-se a Educação Especial na garantia ao acesso e permanência de crianças e adolescentes à escola regular. Apesar da política de inclusão está implementada há anos, a sua prática no cotidiano das escolas ainda é desafiante e requer atenção, empatia e trabalho coletivo. São muitas as situações vivenciadas na escola para garantir a inclusão não só acolhendo o aluno no mesmo espaço escolar, mas sim de aplicar uma rotina e estratégias para que todos possam se desenvolver e ter sucesso na aprendizagem. Nesse contexto, surge a importância de se analisar o papel do gestor e do coordenador escolar dentro da educação inclusiva. Assim, o presente artigo, elaborado através de estudos bibliográficos, aborda orientações oficiais para a educação inclusiva no Brasil, análise e reflexões sobre a importância e prática do gestor e do coordenador escolar em todo processo pedagógico, desde a elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico), assim como na orientação e auxílio toda a comunidade escolar, inclusive o corpo docente, colaborando assim, em uma educação inclusiva de qualidade e efetiva, além de proporcionar um ambiente de trabalho com mais coletividade.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Coordenação Escolar.
Abstract - In recent years, the main goal of Brazilian education has been the improvement of teaching and, in view of this scenario, Special Education stands out in guaranteeing the access and permanence of children and adolescents to regular school. Although the inclusion policy has been in place for years, its practice in the daily life of schools is still challenging and requires attention, empathy and collective work. There are many situations experienced at school to ensure inclusion not only by welcoming the student in the same school space, but to apply a routine and strategies so that everyone can develop and succeed in learning. In this context, the importance of analyzing the role of the school manager and coordinator within inclusive education arises. Thus, this article, elaborated through bibliographic studies, addresses official guidelines for inclusive education in Brazil, analysis and reflections on the importance and practice of the school manager and coordinator in the entire pedagogical process, since the elaboration of the PPP (Pedagogical Political Project), as well as in the orientation and assistance of the entire school community, including the faculty, thus collaborating in an inclusive education of quality and effective, in addition to providing a work environment with more collectivity.
Keywords: Inclusive Education, School Management, School Coordination.
_____________________________________
¹yandracohim@hotmail.com
1. INTRODUÇÃO
A educação escolar é direito de todos, garantido pela Constituição Federal (BRASIL, 1988), em que apresenta no Artigo 205 a educação como direito de todos, promovida e incentivada em colaboração da sociedade, do Estado e da família, garantindo o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Nesse contexto, surgem as políticas públicas que orientam a educação e, consequentemente as políticas voltadas a Educação Especial.
A inclusão de estudantes com necessidades especiais é defendida e orientada por diversos documentos oficiais, dentre eles, a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a qual em seu Artigo 58 destaca que a educação especial constitui uma modalidade da educação escolar e deve ser oferecida, preferencialmente, em turmas regulares e, quando necessário, receber serviços de apoio especializado.
Partindo desses e demais outros documentos oficiais, a escola assume a responsabilidade da inclusão e permanência de alunos especiais e, com isso, muitos desafios surgem, uma vez que, incluir vai além de matricular, ter acessibilidade, e frequentar a escola regular.
Para assegurar êxito em todo o processo de inclusão escolar, a escola tem que adaptar toda sua prática pedagógica e desenvolver ações que priorizem um aprendizado de qualidade a todos os alunos atendidos.
Diante tal problemática, o presente artigo tem como objetivo geral de refletir como o gestor escolar e o coordenador pedagógico devem contribuir para garantir qualidade na educação especial. Assim, esse artigo tem como tema “O papel da gestão e coordenação pedagógica na Educação Especial” e foi elaborado após pesquisas e análises bibliográficas de documentos elaborados por estudiosos do assunto e documentos oficiais educacionais, ambos apresentados ao longo do texto.
...