O Pensar da Educação
Por: Sil27 • 5/3/2020 • Resenha • 628 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
O pensar da educação[pic 1]
A educação é compreendida como instrumento a serviço da democratização, contribuindo pela vivência Comunitária dos grupos sociais, no diálogo, para formar pessoas participante. A reforma da educação e a reforma da sociedade andam juntas, sendo parte do mesmo processo.
Nesse sentido Paulo Freire, apresenta ao educador que ao pensar o homem, à sociedade e suas relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar em meios de torná-las melhor mediante o compromisso e a participação de todos, uma educação libertadora é capaz de contribuir para que o educando torna-se o sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora que tem educador.
Segundo ele, é preciso que seja conferido ao homem o direito de dizer a sua palavra, o que significa sua iniciação quanto ao compreender-se aos demais homens do mundo e seu papel no processo de transformação.
A escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita esta continuamente se superando, por que a escola é o espaço privilegiado para pensar. Ele que sempre acreditou na capacidade criadora dos homens e mulheres, e pensando assim é que apresenta a escola como instância da sociedade. Queremos uma escola capaz de trabalhar em currículo significativo, preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem, em que a proposta política pedagógica esteja alicerçada a uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica. O método de desenvolvimento de Freire proponha um aprendizado ao cotidiano dos alunos para que passem a se relacionar melhor com o mundo e o professor.
Com base na charge acima podemos concluir que a educação no Brasil vem sofrendo uma desigualdade na vida escolar dos jovens, por falta de investimentos em sala de aula com estruturas precárias, falta de matérias pedagógicos, escolas sucateadas sem infraestrutura nenhuma. Professores desmotivados por salários baixos, condição de espaço físico crítico, falta de matérias para um melhor desempenho educativo.
É notário que para nossa realidade seja mudada não depende somente dos professores mas de todos as pessoas que fazem parte da escola um lugar de aprendizagem, é para isso acontecer dependem dos nossos governantes que precisam sofrer uma pressão para que seja dada o direito de ter uma melhor qualidade de ensino. Um dado triste e é quase uma regra a meio de determinar o tipo de futuro que o cidadão terá, mostrando a importância da escola na construção do caráter da educação de um cidadão é de extrema necessidade, é a partir da escola que aprendemos a ler, escrever, a falar corretamente, argumentar, criticar e expor nossas opiniões de uma forma coerente e exata, mas também humanista.
Diante disso fiz a escolha dessa charge pra mostrar como nós professores (já que venho atuando nessa área) vem sofrendo com salários baixos e salas de aulas precárias tanto o aluno quanto os professores estão ficando cada vez mais desmotivados, esses são uns dos fatores no qual o MEC está cada vez com notas mais baixas.
A importância da educação nós completa como seres racionais e civilizados, tudo que aprendemos na escola será levado adiante na nossas vidas, por está razão é importante obtermos a educação de qualidade.
...