O Processo De Psicologização Da Pedagogia
Por: Henrique Moraes • 7/5/2024 • Trabalho acadêmico • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 47 Visualizações
- Com base no texto, “O processo de “psicologização” da Pedagogia”, de Nathalia L. G. Carneiro, escreva dois parágrafos, de no mínimo cinco linhas, cada um, sobre: a) o que significou o surgimento de uma “subjetividade privatizada”; b) sobre as características do homem moderno que surgiu após a destruição de uma concepção de sociedade vista como “coisa sagrada e divina”.
- Conforme Carneiro (2009, p. 1-2), o surgimento de uma ‘’subjetividade privatizada’’ traz o significado de que o homem era capaz de tomar suas próprias decisões. Ouve a troca do teocentrismo pelo antropocentrismo, que ocasionou o fim da concepção de que a sociedade era uma coisa sagrada e divina, a qual tudo deveria ser regido conforme a vontade do clero – era imposta pela igreja, que somente fosse feita a ‘’vontade de Deus’’ –. Após isso, o homem se tornou seu agente principal, racional e capaz de empreender atividades econômicas.(p. 1)
- Segundo Carneiro (2009, p. 1-2), o homem moderno tinha como suas características, racionalidade, usavam a razão para tomar suas decisões; consistiam sujeitos que possuíam capacidade de se conduzir dentro do ‘’todo’’ social graças a sua liberdade; eram dotados de inteligência, tinham grande liberdade para fazer escolhas sobre seu destino e devido isto, todos eram donos de si próprios. (p. 2)
- Com base nos textos de Nathalia L. G. Carneiro, acima, e de Maria Mercedes Capelo Alvite, “Didática e Psicologia: contribuição crítica ao psicologismo”, explique o que significou a psicologização ou psicologismo da Pedagogia.
- Para Carneiro (2009, p. 6-7), a psicologização da pedagogia foi o movimento da escola nova que utilizou da psicologia para promover estudos com foco na infância, tais estudos tinham por características, a descrição positivista da criança e de suas deficiências na aprendizagem. (p. 6)
A autora também explica que, em decorrência disso, a Escola Nova espalhou a ideia de uma criança desgrudada de seu caráter histórico e social, e possuía natureza infantil determinada e universal. Neste olhar, a escola seria para o desenvolvimento individual da capacidades e aptidões, para promover a inserção de uma criança abstrata em uma sociedade harmônica por da imparcialidade da escolarização.(p. 7)
- Segundo Alvite (1980, p. 15-16), a psicologia tem sido utilizada, nas mais diferentes épocas e lugares para moldar e inserir os sujeitos ás estruturas atuais da sociedade e instituições. A autora destaca que a psicologia e a pedagogia, na verdade estão usadas como ferramentas de alienação.(p.15)
A autora diz que para evitar o psicologismo na educação, os psicólogos tem que assumir ela como ciência concreta, como ciência que visa o cotidiano mais especificamente a vida humana. O trabalho que deve-se fazer na escola tem que ser moldado visando a ampliação do poder do discente de captar e de compreender o mundo nas suas relações com ele, para trazer a possibilidade de conhecer a realidade não de forma estática, mas sim me um processo, em transformação.(p. 16)
- Com base no texto de Diana Carvalho de Carvalho, “A Psicologia frente a educação e o trabalho docente”, apresente as características que são semelhantes no pensamento de J. F. Herbart e J. Dewey.
Conforme carvalho (2002, p. 53-54 ), J.F. Herbart E J. Dewey tinham algumas características em comum. Ambos eram pesquisadores sobre o processo de ensino-aprendizagem.(p. 53) e ambos consideravam o ensino como uma atividade consciente, de intenção, com seus métodos e processos definidos. (p. 54)
- no livro de Marta Khol de Oliveira, “Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico”, siga as seguintes orientações: a) Explique: “a relação homem/ mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos” (p. 25); b) Em seguida, após explicar, utilizando-se de citações indiretas e identificando a página, faça um gráfico, conforme eu fiz no quadro, demonstrando esses três elementos, a partir da sua observação em sala de aula, lá na escola que visitou. Ou seja, você deve fazer uso da observação que fez, fazer o gráfico com os elementos da relação e explicar. Os três elementos devem se referir ao que você observou, isto é, às relações que aconteceram na sala de aula.
Em consonância com Oliveira (1997, p. 27-30), a autora aponta que o homem não tem uma relação direta com o mundo, mas sim uma relação através de mediadores. Pois as funções psicológicas superiores possuem uma estrutura que o homem e o mundo real existem mediadores, ou seja, ferramentas para auxiliar a atividade humana. Existem dois tipos de elementos usados como mediadores: os instrumentos e os signos. (p. 27)
...