PROJETO INTEGRADOR PEDAGOGIA "O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E OS DIFERENTES SABERES"
Por: piresjuh • 25/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 475 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Curso de PEDAGOGIA
UNISAL – CAMPUS LICEU SALESIANO CAMPINAS
Nome do aluno: Jucilene Pires Freitas RA: 200015029
Nome do aluno: Mariana Miranda RA: 200012348
Nome do aluno RA:
RELATÓRIO PROJETO INTEGRADOR
2º semestre
NOVEMBRO/2020
CAMPINAS - SP
- INTRODUÇÃO
TITULO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E OS DIFERENTES SABERES
Ao recordar, passamos a refletir sobre como compreendemos nossa própria história e a dos que nos cercam. Vamos nos inscrevendo numa história que não está mais distante, e sim, impregnada das memórias que nos tomam e de qual muito outros fazem parte (PRADO; SOLIGO, 2005, p.6).
Constituído a partir de olhares autobiográficos, o projeto integrador fundamenta-se em uma proposta de educação para autonomia que visa a estimular o protagonismo dos/as discentes e seu engajamento no processo de construção de conhecimentos, promovendo uma aprendizagem significativa por meio dos conhecimentos em rede e interdisciplinaridade entre os componentes curriculares estudados.
As histórias de vida e os estudos autobiográficos como metodologias de investigação científica na área de Educação ganharam visível impulso no Brasil nos últimos anos e ancora-se na ´perspectiva de que formação docente se fundamenta nas aprendizagens experienciais e, não consiste em uma acumulação de informações e saberes, mas na experiência vital do sujeito que se transforma juntamente com o conhecimento, assumindo novas formas de ser e de estar no mundo e, juntamente com essas novas formas, as imagens de si, para si e para o outro são ressignificadas. (BRAGANÇA 2011, p.162).
O cerne para a compreensão da pesquisa (auto)biográfica em Educação são as reflexões a respeito da própria formação. É privilegiar na ação (auto)reflexiva, no processo de reflexividade das experiências formadoras do/pelo outro, em que representações de si se interpelam no/pelo outro, na construção de um projeto de pesquisa-ação-formação.
No interior do projeto integrador, objetiva-se o resgate das memórias e vivências e momentos que marcaram a nossa própria trajetória como aluno e agora reflete essas experiências com o conhecimento acadêmico.
O tema “Corpos que comunicam: o brincar e a expressão”, aplicado aos 2os. Semestres do Curso de Pedagogia torna-se um terreno fértil de estudo autobiográfico, especialmente quando integrado ao questionamento base do Projeto de Vida: “quem sou eu?”, cujo olhar focaliza as MEMÓRIAS DE INFÂNCIA.
A partir desses olhares próprios da subjetividade de cada membro deste grupo, o presente projeto que culminou em uma ação pedagógico acadêmica, que intitulamos .......- um álbum digital com imagens da trajetória de vida, conceitos acadêmicos e frases que representam o presente projeto de formação autobiográfico.
Para construção deste material se fez necessária uma visita ao nosso passado e nossa história em que vasculhamos a nossa memória e nosso coração, entrevistamos pessoas queridas e revisitamos a nossa história e, hoje com um novo olhar relacionamos o passado a uma perspectiva de futuro no qual as experiencias do passado alimentem o ideal profissional futuro.
A consolidação desse ideal profissional futuro perpassa necessariamente pelo amparo teórico das disciplinas que integram os componentes curriculares do 2º semestre do curso de Pedagogia, quais sejam: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; Linguagens e Educação: arte, corpo e movimento; Educação e Multiculturalismo; Fundamentos da Alfabetização e Letramento, além da articulação com um dos eixos do MEC (desenvolvimento nacional sustentável, meio ambiente e educação ambiental, acessibilidade, direitos humanos, relações étnico-raciais, culturais e indígenas, responsabilidade social da Instituição),
A temática deste trabalho compreendeu os eixos....... e apresentam por fundamentos....
(fundamentos das relações multiculturais, interétnicas, e de gênero, focalizando a diversidade cultural presente na escola, bem como as diferentes linguagens na forma de sua expressão e compreensão pela sociedade (arte, movimento, escrita, leitura).
II. DISCUSSÃO
Apresentar o resumo da bibliografia estudada e dos principais conceitos apreendidos, vinculadas a temática e a disciplina.
3. METODOLOGIA
Reescrever mudando o tempo verbal e de acordo com o que fizeram...
Ao longo da construção deste trabalho fomos estimulados a desenvolvermos a autonomia no processo de construção de conhecimentos vinculadoas as disciplinas...., uma vez que a metodologia esteve o tempo todo centrada no nosso protagonismo.
O desenvolvimento do trabalho culminou na proposição de uma ação educativa que articulou o tema “Corpos que comunicam: o brincar e a expressão”, ao conteúdo programático do curso de Pedagogia e às temáticas problematizadas no Núcleo de Direitos Humanos, no Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais e no Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL[1].
Utilizamos como estratégias de aprendizagem:
- Pesquisa e revisão da bibliografia sobre o tema;
- Uso das Tecnologias Visuais para registro de situações de aprendizagem;
- Pesquisa sobre Técnicas de Oratória e boa comunicação;
- Estudo das normas éticas para tratamento das questões Étnicas, Culturais, em multimídias;
- Roteiro de planejamento de ação educativa;
- Criação/elaboração de scripts de filmagem;
- Técnicas de gravação e montagem de vídeos;
- Criação de álbum de família digital (Produto Final a ser projetado);
- Flipped learning;
- Uso de tecnologias digitais;
- Debates em grupos.
3. CONSIDERAÇÕES
Escrever um texto avaliando o que aprenderam, enfim:
A Contribuição do projeto no desenvolvimento das disciplinas e na formação como educador/a;
A Presença da interdisciplinaridade como importante forma de aprendizagem;
Apresentar a parceria de todos na elaboração do projeto;
Falar da importância da perspectiva da autobiografia na construção do perfil docente.
Dizer se obteve apoio dos/as professores/as para o projeto integrador e nomeá-los e
...