TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador II

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALINE FERREIRA DOS SANTOS

RA: 23626133

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA: ANGELA MARIA MEDEIROS RAMOS E SILVA

DISCIPLINAS: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; DIREITOS HUMANOS; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

APARECIDA-SP

2019

ALINE FERREIRA DOS SANTOS

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; DIREITOS HUMANOS; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

TUTORA: ANGELA MARIA MEDEIROS RAMOS E SILVA

APARECIDA–SP

2019

Sumário

Introdução        3

Desenvolvimento        5

1.        Descrição do Perfil da Turma        6

2.        Planos de Aula        6

2.1.        Educação e Diversidade        6

2.2.        Educação e Tecnologias        7

2.3.        A Importância da Formação Pessoal e Profissional        8

Considerações Finais        9

Referencias        11

Introdução

O ensino médio para diversos estudantes é a fase final para ingressar-se no ensino superior. Essa fase é marcada por abundantes dúvidas sobre o futuro, é muito habitual os alunos se questionarem se vale a pena ter um curso superior. Com tantas diversidades de escolhas pela frente, o estudante acaba ficando inseguro de qual caminho seguir, e muitas das vezes acaba desistindo de ter uma formação superior.

De acordo com pesquisas da “Education at a Glance 2018”, apenas 17% dos brasileiros têm ensino superior, ou seja, é um porcentual muito baixo se comparado à média dos países membros do OCDE, que é de 44%. Mesmo se comparado a outros países da américa latina, o Brasil fica para atrás da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e do México. Ou seja, em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e disputado, concluir a faculdade no Brasil é um diferencial.

Infelizmente grande parte dos alunos não ingressam nas universidades por falta de condições financeiras, isso é o que diz uma pesquisa realizada pela “Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior” (ABMES). Cerca de 70% dos estudantes não ingressem em uma faculdade por falta de dinheiro, e segundo o levantamento, 23% não prosseguiam com os estudos porque não conseguiam passar em uma faculdade pública.

Tendo em vista tais dados a professora Gabriela propôs aos seus alunos do ensino médio da escola “E.E. Prof. Paulo Freire” uma redação com o tema “Repensando o Futuro”, onde os alunos deveriam dissertar sobre o que fariam após concluírem os estudos. Enquanto era realizada a correção da redação ela observou uma falta de expectativa de seus alunos do ensino médio quanto a ingressão em uma universidade. Na aula seguinte da correção, a professora propôs uma discussão sobre a proposta da redação, e percebeu uma certa resistência dos alunos, alguns até se interessavam em cursar o ensino superior, mas logo eram desmotivados pelos seus colegas.

Após a constatação da falta de expectativas dos estudantes, a professora Gabriela informou a pedagoga Ingrid sobre a situação de seus alunos. A pedagoga sabendo a relevância da situação propôs a professora Gabriela a realização de aulas interdisciplinares com as demais disciplinas para a discussão de temas que levassem os alunos a optarem pela realização de um ensino superior.

Desenvolvimento

  1. Descrição do Perfil da Turma

Descrição do Perfil da Turma

Nome da Escola: E.E. Prof. Paulo Freire.

Ano: 2019.

Número de alunos: 38.

Descrição da turma: É uma escola que está localizada em uma região periférica, e conta com muitos alunos com baixas condições financeiras que trabalham após o período de aula para complementar a renda da família. Em geral os estudantes apresentam pouco interesse em cursar um ensino superior pois almejam encontrar um emprego após concluir o ensino médio, que ganhe o necessário para ajudar a família e realizar suas baixas perspectivas de vida.

  1. Planos de Aula

  1. Educação e Diversidade

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME DA ESCOLA: E.E. Prof. Paulo Freire.

PROFESSOR OU PROFESSORES ENVOLVIDOS: Gabriela, Arthur e Sarah.

ANO/ TURMA: 3º Ano Ensino Médio.

TEMA: Educação e diversidade.

OBJETIVOS: Com essa aula pretende-se expor diferentes perspectivas sobre universidades e seus diferentes tipos de cursos. Dessa forma a proposta principal é fomentar o interesse e a curiosidade dos alunos quanto a diversidade de escolhas de uma universidade.

METODOLOGIA: A aula será ministrada pela professora Gabriela de português, pelo professor Arthur de biologia e pela professora Sarah de matemática. Durante a aula em forma de palestra, os professores utilizaram de sua experiencia com as universidades para esclarecer o motivo de optarem por um curso superior e o que a área do conhecimento deles abrangem, será exposto também as situações que eles vivenciaram em que ter um curso superior favoreciam eles de alguma forma.

RECURSOS: Vídeos e PowerPoint.

AVALIAÇÃO: Os alunos serão divididos em grupos de 4 integrantes para realizar um seminário sobre informações das profissões de suas escolhas, que necessitam de um curso superior para que se possa desempenhar o oficio. Além disso deverá ser entregue um trabalho sobre o que será apresentado.

REFERENCIAS: Gomes, Andréa Regina de Carvalho; Malacarne, Vilmar. OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS DAS ESCOLHAS PARA AFORMAÇÃO PROFISSIONAL. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2419-8.pdf> Acesso em: 25 de outubro de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com