O QUE FARIA NO PRIMEIRO DIA DE AULA
Por: Priscila Aranega • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
O que você seria capaz de fazer no primeiro dia de aula para encantar seus alunos?
Nessa pergunta temos várias variáveis, primeiro devemos pensar na idade e o nível social do grupo que estaremos a ministrando no primeiro dia.
Para responder essas perguntas vamos ver alguns exemplos:
Imagine que o nível social dessas crianças seja da classe alta, você chega com um monte de balas ou bombom de uma marca de segunda linha, algumas crianças iriam rejeitar ou ficar comentando que o professor tem mal gosto ou “pão duro”, e temos o outro lado esse tipo de guloseima eles tem um acesso fácil, então não chama atenção deles de forma em ficarem agradecidos pelo regalo. Sendo assim causada um efeito reverso na conquista da turma, (conto isso por experiência própria).
Devemos na hora de encantar os nossos alunos, oferecer a eles experiências que dificilmente sua classe social proporcionara.
A segunda questão que foi descrida, se for uma turma de ensino médio e o professor fizesse como o filme, viesse vestido de palhaço, com toda a certeza os alunos achariam a atitude do professor ridícula, e isso causaria ao invés de admiração uma visão cômica do docente.
Como diz o ditado “A primeira impressão é a que fica”, que é uma grande verdade, devemos realmente pensar nas diversas alternativas, temos uma única chance de deixar uma marca positiva ou negativa em nossos estudantes no nosso primeiro contato com eles.
Para que esse dia seja épico e sempre lembrando de forma cativante, onde o aluno passa admirar e respeitar o professor.
Uma ideia muito utilizada é conquistar os alunos pelo paladar, como se dizem “As pessoas são conquistas pela barriga”. Mas suponhamos que o professor traga um pote de sorvete, muito iriam amar, mas deve pensar na possiblidade de um aluno ser alérgico, acabaria causando um constrangimento no professor, por deixar o aluno desejoso e pode estar excluído dos demais, e com vontade de se alimentar. Não só por uma questão alérgica, mas sabores, tem pessoas que não gostam de um certo sabor, o ideal sempre ter duas opções ou melhor duas alternativas diferente para tentar conquistar a todos, e não a maioria como presenciamos no filme onde o aluno fico excluído dos demais, apenas sentando observando a turma se diverso, aos olhos dele aquilo não é tipo de lazer que ele se atrai.
Após fazermos uma analisa, descobrimos o grupo que estaremos atendendo, já identificamos a idade e o nível social, agora já podemos pensar nas estratégias para surpreender a classe no primeiro dia, pensando em mais de uma opção para que todos interajam e ninguém fique se sentindo isolado.
O grupo que vamos trabalhar trata-se de uma turma da 2 série de nível social classe média baixa. A ideia para conquistar a classe é a seguinte:
Uma apresentação de fantoches com dois bonecos, após os alunos se assentarem em seus lugares, uma pessoa ajudar o painel entrar e se abre a cortina com o professor escondido, onde ele está fazendo a interpretação dos bonecos. A história que ele estaria encenando, seria primeiro um elogia a classe, lembrando que o primeiro dia de aula é difícil, cheio de expectativas, a vergonha, que isso com o tempo passa, que todos passam por esse momento na vida, elogiam eles por estarem quietos, falam que são bonitos, (isso com humor, um dos bonecos pode ser atrapalhado, ser também do contra do que o outro diz), continuando o texto ele fala do professo coisas boas, e criando um suspense de onde ele estaria, com ele seria fisicamente, seu temperamento. Assim fala para os alunos ajudarem a chamar ele, criando indo uma expectativa, até que os bonecos dizem tchau ele aparece.
...