O RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: 2209micheleb • 15/10/2022 • Artigo • 3.279 Palavras (14 Páginas) • 136 Visualizações
UNOPAR
PEDAGOGIA
MICHELE BURQUE TEIXEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO
CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL
ADAPTADO COVID
CORNÉLIO PROCÓPIO
2022
MICHELE BURQUE TEIXEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO
CURRICULAR OBRIGATÓRIO II- ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
ADAPTADO COVID
Relatório apresentado à UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II- Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
CORNÉLIO PROCÓPIO
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS................................................................... 5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO..................................................... 6
3 PLANEJAMENTO ANUAL....................................................................... 8
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
...................................................................................................................... 9
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC.................................. 11
6 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER- RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA............................................................................................ 12
7 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DAS
TECNOLOGIAS DIGITAIS............................................................................13
8 PLANO DE AULA................................................................... 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio é de grande importância para o estudante de pedagogia, por meio dos temas analisados e conhecimentos adquiridos, temos uma reflexão maior a respeito da realidade do exercício do educador nas diferentes esferas dos setores escolares, na teoria e prática. O atual modelo adaptado Covid-19 traz um material amplo com temas de grande relevância correspondente a nova realidade que vivemos sobre as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.
Através do entendimento da grande relevância desse estudo é que o pedagogo reflete a respeito dos planejamentos de aula com o propósito de conseguir que os educandos aprendam as diferentes maneiras de se adquirir conhecimento em todas áreas do aprendizado, esse é o estimulo que gera direção do estudo. Preparar as aulas de maneira prática e com variadas opções para traçar e realizar objetivos propostos, ressaltando que esse período é o suporte primordial para se aprender de fato a apreciar o conhecimento de maneira concreta criando conexão entre a vida atual e futura do estudante. Por meio das instruções concedidas para a produção, obtive uma perspectiva metódica com relação a todos os conteúdos, a atividade do pedagogo e sua dimensão.
Este relatório proporciona instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, o docente contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização dos (as) alunos (as), e nos prepara para assumir um papel importante na sociedade como profissional qualificado.
1 LEITURAS
Depois da leitura dos textos é possível analisar existência de dois focos sobre o conteúdo da interdisciplinaridade, sendo eles: Enfoque na epistemologia e enfoque pedagógico.
O foco epistemológico encaminha-se ao ensinamento da analítico das ciências com perspectiva de elaboração, restauração e integração, e ordenação como intervenção entre o indivíduo e o concreto. O foco pedagógico debate assuntos de caráter disciplinar, de educação e de aprendizado.
A escola é ambiente de vida e ao mesmo tempo instrumento de acesso do sujeito à cidadania, à criatividade e à autonomia, constituindo-se como processo de vivência e não só de preparação para a vida. Por isso a organização curricular, pedagógica e didática deve considerar a pluralidade de vozes, concepções, experiências, ritmos culturas e interesses, assim, criando uma instituição interdisciplinar (movimento importante de articulação entre o ensinar e o aprender) compreendida como formulação teórica tem a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico.
Goldman (1979, p. 3-25) diz que um olhar interdisciplinar sobre a realidade permite entendermos melhor a relação entre o todo e as partes que a constituem. Apenas o modo dialético de pensar poderia favorecer maior integração entre as ciências. Desde então, o conceito de interdisciplinaridade vem sendo discutido nos diferentes âmbitos científicos e na educação.
Um processo educativo desenvolvido nessa perspectiva possibilita o aprofundamento da compreensão da relação entre teoria e prática, contribuindo para uma formação mais crítica, criativa e responsável e coloca escola e educadores diante de novos desafios. As aprendizagens mais necessárias neste tempo de complexidade e inteligência interdisciplinar, sejam as de integrar o que foi conectado e religar no que foi desconectado, problematizar o que foi dogmatizado e questionar o que foi imposto como verdade absoluta. Essas são possivelmente as maiores tarefas da escola nesse movimento.
...