O RESGATE DA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: josanches • 15/1/2018 • Dissertação • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 1.894 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-IE.
RESGATE DA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇAO INFANTIL.
CUIABÁ/MT
2017.
JOSANE MENEZES SANCHES
RESGATE DA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇAO INFANTIL.
Anteprojeto elaborado como requisito de avaliação para inserção no programa de pós-graduação em educação (PPGE), na linha de pesquisa: movimentos sociais, política e educação popular.
CUIABÁ/MT.
2017.
RESUMO
Projetos culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro das instituições de ensino e visam complementar a formação do aluno, dando a ele um conhecimento da diversidade cultural do nosso país e consequentemente formar um cidadão crítico e criativo. A criatividade, nas últimas décadas, tem sido reconhecida como um dos aspectos mais relevantes do desenvolvimento humano é vista como uma das responsáveis pelo dinamismo da sociedade e pelo bem-estar do indivíduo na medida em que facilita sua adaptação ao meio. Dessa forma, a proposta do anteprojeto: Resgate da diversidade cultural na educação infantil, é resgatar cultura raiz e conhecer culturas de outras regiões do País, cujo intuito é incentivar as crianças da educação infantil a valorizar as nossas raízes culturais, manifestadas, por exemplo, nas músicas, danças, poesias, contos e tradições. Pretende explorar o vasto acervo cultural e incentivar os alunos a conhecerem a nossa riqueza, levando em consideração a diversidade cultural brasileira, em especial mato-grossense. Para realização do projeto, as educadoras vão promover pesquisas da cultura local e de outras regiões, entre as ações valorizar a identidade da instituição e as origens dos participantes como conhecer sua descendência e culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças e lendas. A proposta de projetos culturais promoverá aproximação entre os participantes da comunidade escolar, levando à aprendizagem de técnicas e expressão artísticas, na exploração de diversos materiais e técnicas, proporcionando assim uma atmosfera de confiança em si mesmo. Dessa forma acreditamos que o projeto cultural contribuirá para a construção de espaço didático pedagógico.
Palavra chave: Educação infantil. Cultura. Diversidade.
PROBLEMA
As unidades de creches municipais de Cuiabá são um espaço social importante nos primeiros anos da vida das crianças e é nela que constroem a história de vida, a individualidade e as relações sociais. Dessa forma, há necessidade do homem demonstrar por meio do movimento do corpo, suas emoções, seus desejos, sua liberdade de expressão. Assim é importante vivenciar no âmbito escolar as mais diversas possibilidades de expressão como dança, teatro, canto, poesia, etc.
JUSTIFICATIVA
Estimulados pelo projeto ENKANTUS (formação de educadores da educação infantil), sentimos a necessidade de conhecer e resgatar a nossa cultura e conhecer as de outras regiões, dentro da nossa unidade escolar. Dessa forma, a proposta do projeto: Resgate da diversidade cultural é resgatar cultura raiz e conhecer culturas de outras regiões do País, cujo intuito é incentivar as crianças da educação infantil a valorizar as nossas raízes culturais, manifestadas, por exemplo, nas músicas, danças, poesias, contos e tradições. Essas manifestações fortificam a identidade cultural no âmbito individual, social e coletivo, E consequentemente contribuir para desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças de 02(dois) a 04(quatro) anos de idade.
Para tal buscar as origens dos participantes, sua descendência, culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças e lendas, não só local, mas também de outras regiões. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.
OBJETIVO GERAL: Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Pesquisar as diferentes culturas da comunidade cuiabana e região;
- Conhecer os talentos artísticos da terra e de outras regiões;
- Possibilitar a construção de valorização da cultura africana, indígena e a brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural;
- Despertar o hábito da oralidade;
- Desenvolver o hábito de ouvir com interesse as informações trazidas.
- Demonstrar atitudes de respeito às tradições culturais;
- Pesquisar diferentes culturas da comunidade;
- Trabalhar interação entre família e escola;
- Possibilitar a construção da valorização das diferentes culturas que existem no Brasil;
- Trabalhar a autoestima nos alunos para que estes possam relacionar-se com o outro;
- Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares fortalecendo sua autoestima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
DESENVOLVIMENTO.
A constituição histórica no campo cultural do Brasil retrata a Pluralidade Cultural, temática abordada pelos parâmetros curriculares nacionais, sobre a percepção das crianças através do reconhecimento da pluralidade cultural, estabeleça relações entre a democracia, a consolidação do pleno cumprimento de direitos, a coexistência de diferentes grupos e comunidades étnicas e culturais, em sua própria vida, no cotidiano.
[...] Pluralidade Cultural oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos. Ao valorizar as diversas culturas presentes no Brasil, propicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua auto-estima como ser humano pleno de dignidade, (PCN/MEC) Brasil, 2004.
...