O Relatório Estágio Gestão
Por: Brunasilvamdb • 29/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.857 Palavras (8 Páginas) • 390 Visualizações
RELATÓRIO CRÍTICO - REFLEXIVO DA DISCIPLINA
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
DADOS DO ALUNO/CURSO
Curso: Pedagogia
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
Nome: Bruna Oliveira da Silva
RGM: 22193642
Disciplina: Estágio curricular supervisionado em gestão educacional
Ano/Semestre de realização do estágio: 2019/2º Semestre
Quantidade de horas realizadas: 50h
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O estágio foi realizado nas escolas EM. Gov. Mario Covas Junior e na EMEI Idalina Graça a primeira localizada a Rua da Cascatas, 781, situada na região oeste, a segunda localizada na Av. Rio Grande do Sul, 157 no centro, ambas escolas municipais da cidade de Ubatuba no estado de São Paulo, vinculadas à Secretaria Municipal de educação.
A Escola Gov. Mário Covas Junior atende os anos inicias do ensino fundamental I (1º a 5º ano), crianças de 6 a 10 anos. Atualmente possui 5 salas que compreendem 10 turmas, em dois períodos. A estrutura escolar conta com uma sala de vídeo que contém uma TV, um aparelho de DVD e um retroprojetor; uma sala de leitura; uma sala de artes; uma biblioteca; um laboratório de informática, contendo 16 computadores com acesso a rede de banda larga; uma quadra de esportes e uma sala de atendimento para alunos com necessidades especiais, possibilitando o atendimento de 503 alunos.
Está unidade escolar, que conta com 51 funcionários, divididos entre direção, professores, coordenadores, administrativos, agentes, monitores, merendeiras e equipe de limpeza, porém não foi dada a oportunidade de observar aspectos, como organização de salas, equipamentos e espaços de recreio e cantina, ficando reservado a mim um local na área na secretaria da escola.
Já a EMEI Idalina Graça atende a educação infantil, Etapa I e II, crianças de 4 a 5 anos. Possui atualmente 7 salas que compreendem 14 turmas em dois períodos. Em sua estrutura os alunos contam com uma sala de vídeo, com tv e DVD; uma sala de leitura; uma sala de artes, parquinho e uma sala de recursos para atendimento em contra turno para crianças com necessidades especiais. Permitindo o atendimento de 300 alunos. A escola conta com 32 funcionários, também divididos entre direção, professores, coordenadores, administrativos, agentes, monitores, merendeiras e equipe de limpeza,
As salas de aulas contam com diversos brinquedos e o seu pátio oferece um palco para apresentações e varais para pendurar diversas atividades desenvolvidas durante o bimestre, a sala de leitura e repleta de personagens e livros de literatura infantil; a área de refeição sempre estava limpa e organizada e o parque apesar de pequeno contem brinquedos como trepa trepa, balanço gangorra entre outros.
Ambas as escolas fornecem merenda aos seus alunos, que tem cardápio montado por nutricionistas do município.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo relatar a prática do estágio supervisionado em gestão educacional, apresentando algumas reflexões sobre as experiências vivenciadas durante o período realizado. Esta prática se faz necessária, uma vez que “A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão para a educação básica será feita em cursos de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação [...]” (BRASIL, 1996, Art. 64).
Como já citado, o estágio foi realizado em duas unidades escolares, sendo que a primeira escola EM. Gov. Mario Covas Junior, conta com uma equipe gestora formada por 1 diretora, 1 vice-diretora, 1 coordenadora e 3 secretários. O estágio foi realizado nos dias 3 e 17 de outubro de 2019, foram cumpridas 8 horas, na área administrativa, acompanhando o setor de secretária, onde pude ler o projeto político pedagógico e acompanhar o atendimento ao público pessoal e telefônico, pude observar que o ambiente escolar é calmo e organizado, os profissionais da secretária foram muito receptivos.
O EMEI Idalina graça, conta com uma equipe gestora formada por 1 diretora, 1 coordenadora e 1 agente administrativo. O estágio foi realizado entre os dias 21 de outubro a 29 de novembro de 2019, foram cumpridas 42 horas, pude observara um pouco da rotina da equipe gestora e o dia a dia da secretaria, percebi que ambos caminham juntos e em concordância para que se tenha uma gestão de qualidade.
REFLEXÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO E PARTICIPAÇÃO
Por meio dessa experiência, foi possível vivenciar como participante ativo os trabalhos elaborados pela equipe gestora bem como da secretaria escolar, percebendo que o pedagogo, deve ter conhecimento não só da prática em sala, mas de organização, planejamento e legislação, pois é parte de suma importância para um bom andamento do ano letivo.
A escola Idalina Graça deu me cabimento, para que durante o estágio pudesse auxiliar no atendimento telefônico, preenchimento de livros e registro, organização de documentos, acompanhamento de conversas sobre problemas corriqueiros, bem como o atendimento dos pais e responsáveis na secretária e a toda rotina escolar.
A prática pedagógica utilizada por ambas equipes é tradicional, mas também democrática, as equipes gestoras se dedicam bastante e estão sempre buscando atender da melhor forma os alunos e pais, pude perceber um ótimo entrosamento em ambas equipes gestoras. O estágio foi de grande valia, pois pude observar de perto os desafios enfrentados diariamente na escola e a importância e complexidade do trabalho da gestão.
PERFIL DOS GESTORES
Durante o estágio na gestão educacional na escola Mario Covas acompanhei 2 profissionais a vice-diretora e o agente administrativo, porem mantive contato com a vice-diretora Claudia, que está em seu 1º ano neste cargo, mas já atua como docente a alguns anos nessa instituição escolar, formada em pedagogia possuiu também pós-graduação referente a essa área de atuação.
Na escola Idalina Graça os profissionais que acompanhei foram, diretora Patrícia Haddad Martinez, que está na direção da UE a 10 anos, formada em pedagogia a 17 anos atua na área da educação, tem mais de 10 pós graduações na área e educação infantil; coordenadora Marcia Cristina Reis Galvão no cargo a 3 anos tem 20 anos de atuação no campo, ainda tem muitas especializações
...