O Relatório de Estágio
Por: Adilson Barreto • 30/10/2021 • Trabalho acadêmico • 5.885 Palavras (24 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 8
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 10
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 13
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 16
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 22
6 PLANOS DE AULA 25
CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
REFERÊNCIAS 31
INTRODUÇÃO
O presente relatório, visa analisar as relações que permeiam o desenvolvimento infantil, bem como o os campos de atuação que o pedagogo poderá assumir, estes que vão desde a atuação na educação infantil e a educação nos anos iniciais, explorando uma reflexão acerca do papel da interdisciplinaridade no processo de ensinar e de aprender na escolarização formal, tendo em vista que ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento, bem como o papel social da prática pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar, refletindo sobre a atuação desse profissional na educação profissional, podendo ser realizada também em âmbito de serviços e apoio escolar e até em áreas não escolares, como pedagogo hospitalar e pedagogo empresarial, museus e outros ambientes em que há projetos com foco educativo, ou seja, não apenas aprofundar as áreas de atuação do pedagogo, e sim, expor uma descrição das diversas possibilidades do exercício da sua prática educativa.
Com isso, visa conhecer a função e a estrutura do P.P.P, bem como a prática da docência e sua inter-relação com a equipe pedagógica e a equipe administrativa, assim como a atuação no acompanhamento e, desenvolvimento da disciplina. O trabalho do professor na Educação Infantil possibilita o conhecimento teórico/prático, ou seja, o saber e o fazer como ações indissociáveis, que são permeadas pela reflexão e, portanto, são conscientes. Ele nos possibilitará uma consistência no saber-fazer consciente, auxiliando na investigação e reflexão acerca do ensino/aprendizagem. A integração da teoria a pratica, vivenciada em situações e problemas relativos à profissão escolhida, estimula o pensamento crítico do estudante e possibilita a formação de um profissional apto a enfrentar desafios. Conhecer isto, possibilita dar oportunidades de desenvolver nossas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente em que vive, sendo possível conhecer a abordagem dos temas transversais contemporâneos da BNCC (meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologias), bem como o uso de metodologias ativas de tecnologias digitais.
Cabe ao educador compreender os processos de desenvolvimento de cada criança, aceita-las como são, e o mais importante, respeitar o tempo de aprendizado que cada uma precisa para se situar dentro do contexto educacional.
Tudo isso faz parte de um processo muito importante da vida acadêmica, pois possibilita observar e compreender a rotina escolar e de todos os envolvidos no processo de educação, percebendo as dificuldades e desafio enfrentadas pelos docentes.
Com isso, através das leituras aqui estudadas, foi possível observar que o ensino é de grande importância para a vida de qualquer ser humano, pois visa formar sujeitos autônomos e conscientes, e pensando no futuro campo de atuação, além de que a integração entre prática e teoria do estágio, este presente trabalho, permite não apenas observar as dimensões da realidade escolar em relação a sua contextualização social, como também a construir um novo olhar quanto à aprendizagem e a importância do educador neste processo e a educação como instrumento transformador da sociedade.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Analisar as ideias dos textos acerca das questões pedagógicas sobre o trabalho docente é uma tarefa essencial ao estudo daquele que pretende tornar-se professor. A importância do professor de educação infantil através do Estágio Supervisionado também vem ao encontro de uma necessidade legal e experimental do indivíduo que busca a formação, e neste caso, o profissional de educação na área da Pedagogia.
Através dos materiais de apoio, destacam-se muitos os elementos que discutem o professor como mediador do conhecimento, o que gera uma crescente necessidade em instrumentalizar-se e, a partir disso, dinamizar sua prática. Afinal, para que tenha um bom andamento da aula, é de suma importância ter uma metodologia clara que vá ao encontro daquilo que a classe de alunos necessita
Sabendo disso, um outro aspecto que merece ser destacado, diz respeito ao planejamento, afinal, essa é a chave do processo educacional e o grande elemento impulsionador da aprendizagem. Planejar coletivamente também ajuda na troca, na socialização e fundamentalmente, provoca a interdisciplinaridade. Fator esse que possibilitará um melhor andamento das aulas, o que acaba sendo bem observado na leitura do artigo de Juliana Campregher Pasqualini (2010), em que podemos obsevar qual o papel do professor na educação infantil, sob a perspectiva dos pensadores Vygotsky, Leontiev e Leonkonin.
Também se destacam aspectos que visam a utilização do conceito de professor reflexivo. Refletir sobre sua prática pedagógica é a oportunidade de um maior embasamento para sua formação docente. O olhar a seu trabalho lhe oportuniza uma formação crítica e qualificada que, pode ser considerada mais preparada à realidade educacional a ser encontrada nas salas de aula. Conforme a modalidade de ensino do estágio, compreende-se a importância de enfatizar a psicologia histórico-cultural de Vygotsky, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, apresentando as concepções geral do desenvolvimento infantil e as especificidades que atende nessa faixa etária no ensino escolar.
...