O SISTEMA DE ENSINO SEMI-PRESENCIAL CONECTADO
Por: gustavoamaral24 • 18/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.226 Palavras (9 Páginas) • 84 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO SEMI-PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA. – 5º SEMESTRE
Egislaine Érica Oliveira
Semana cultural virtual
[pic 3]
OLIVEIRA
2021
Egislaine Érica Oliveira
Produção textual Interdiciplinar em grupo
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia Lic. da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação e artes, Aprendizagem língua portuguesa, Aprendizagem ciências naturais, literatura infanto juvenil, legislação educacional, aprendizagem geografia e história, praticas pedagógicas: políticas de alfabetização e letramento e educação ambiental.
Professores:
Tatiane Mota Santos Jardim
Dayse de Souza Lourenco Simoes
Mirela Ramos moimaz Helbel
Andressa Aparecida Lopes
Vilze Vidotte Costa
Natalia Germano Gajão Diaz
Camila Aparecida Pio
Tutora a distância:
Ângela Maria Medeiros Ramos e Silva
[pic 4]
OLIVEIRA
2021
Sumário
1 Introdução....................................................................................4
2 Desenvolvimento.........................................................................5
3 Proposta de semana cultural.....................................................8
4 Considerações finais.................................................................10
5 Referencias.................................................................................11
1 Introdução
O presente trabalho aborda as questões educacionais relacionadas ao novo método de ensino, o ensino remoto, que foi proposto devido a pandemia da COVID-19, que fez com que as aulas presenciais fossem suspensas em todo o mundo.
A crise sanitária no Brasil teve início no primeiro trimestre de 2020 e se estende até os dias atuais, devido às restrições estabelecidas pelo ministério da saúde, os projetos escolares estão sendo reinventados.
Este estudo traz uma proposta interdisciplinar que visa abordar a cultura de cada região do Brasil, tendo como proposito, tornar as aulas do ensino remoto mais atrativa, uma vez que sem o auxílio presencial dos professores os alunos estão deixando as aulas a mercê.
A proposta interdisciplinar que será abordada neste estudo, é uma semana cultural que será realizada de forma remota, devido às restrições de segurança sanitária, proposta essa que foi dada a professora Gabriela para sua realização.
Este estudo além de abordar as questões interdisciplinares e o ensino remoto, aborda também a discriminação regional do pais, tentando disseminar o preconceito entre as barreiras regionais.
Como docentes temos que nos conscientizar que somos educadores da era digital, devemos buscar novas formações para estimular o processo de aprendizagem aos discentes, assim devemos potencializar os recursos tecnológicos nas salas de aulas.
2 Desenvolvimento
A pandemia da COVID-19 que teve início no primeiro trimestre de 2020 em nosso pais, exigindo medidas de isolamento social e mudanças em todas as ações cotidianas, inclusive o uso de aulas remotas, colocando o ensino a distância em seu ápice.
A educação básica passou por uma etapa muito importante onde a forma de se educar teve de ser reinventada, elevando o desafio dos docentes, com o ensino remoto surgiram diversos problemas, havendo uma falha prejudicial a educação, afinal os docentes não estavam preparados para esse novo cenário.
Neste cenário de aulas remotas, além do desafio de não estarem preparados, os docentes e as instituições se depararam com a desigualdade social existente no pais, onde nem todos os alunos tem acesso a recursos digitais para acompanhar as aulas. Os educadores foram desafiados a educar nessa nova realidade, levando em consideração que a pandemia se estende até os dias atuais.
Este processo de ensino, sem o contato professor-aluno pode tornar o estudo pouco atrativo e causando desmotivação dos educandos e até insegurança, pois no processo de aprendizado o contato com o docente se torna indispensável para estimular os educandos.
Para os educadores no contexto do ensino remoto, tornar as aulas mais agradáveis e tranquilizar os pais e um grande desafio, o importante nesta temática e pensar em quais estratégias podem ser positivas para o perfil da turma.
Segundo um levantamento feito pela UNESCO, voltado para a educação cerca de 1,5bilhoes de alunos ao redor do mundo chegaram a ter suas aulas suspensas ou interrompidas, por conta da crise sanitária, este contingente representa 90% de todos estudantes do planeta, levando essa questão em consideração as instituições de ensino precisam alterar sua forma de educar, considerando que isto e feito por várias mãos, gestores, professores, familiares e alunos.
Professores tem se reinventado, trazendo em suas aulas diferentes linguagens para expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos. Como por exemplo por meio de aulas com músicas, exercícios físicos utilizando matérias do dia-a-dia, mapas mentais construídos durante a problematização e sistematização dos conteúdos do ensino fundamental.
O uso de diversas plataformas digitais tem sido o caminho utilizado pelos professores e alunos para efetivar a transmissão de conhecimento no processo de ensino aprendizado, ou seja, professores e alunos trabalham juntos de forma remota pela internet, por meio de ambientes virtuais de ensino.
...