TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Ensino Presencial Conectado

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.752 Palavras (28 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 28

PEDAGOGIA

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

licenciatura em pedagogia

[pic 2]

o jogo como metodologia de ensino e aprendizagem

Vertentes e características do jogo dentro na Educação Infantil

[pic 3]

        

o jogo como metodologia de ensino e aprendizagem

Vertentes e características do jogo na Educação Infantil

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conclusão de nota 7º semestre no curso de Licenciatura em Pedagogia

Orientador: Prof.  Natalia Gomes dos Santos

Santa Luz

2019

. O Jogo como metodologia de Ensino e Aprendizagem:

Vertentes e Características no Jogo dentro da Educação Infantil. 2019. 26 folhas. Projeto de Ensino (Graduação Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Santa Luz- BA, 2019.

RESUMO

O Presente trabalho traz como objeto de estudo o Jogo como metodologia de Ensino e Aprendizagem, analisando todas as vertentes e características do jogo dentro da Educação Infantil. O mesmo visa os conhecimentos entregues ao longo das pesquisas realizadas por autores de suma importância no desenvolver de atividades como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Hermida, entre outros, e aborda todos os temas a serem discutidos fazendo e trazendo a analise maior sobre o jogo em suas vertentes metodológicas dentro da rotina escolar. O jogo se faz totalmente lúdico e uma ferramenta de grande utilização para a comunidade escolar trazendo a real motivação no dia-a-dia que é formar seres pensantes e reais com apresentações de projetos que trarão toda a capacitação para qualquer que seja a faixa etária. Ao final, se faz presente o Projeto de ensino que é o resultado de todas as pesquisas feitas e elaboradas, apresentando um justificava coerente e real sobre o conteúdo mostrado, com atividades lúdicas e utilização de jogos em todas as aulas onde o mesmo será aplicado. Tendo uma avaliação totalmente individual dos pontos mais importantes. Fica assim no presente arquivo, todos os conceitos e conteúdos colhidos como resultado final das pesquisas realizadas.

Palavras-chave: Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Comunidade Escolar.

SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

 Referências..................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

Ao considerarmos que vivemos em contextos culturais e históricos em permanente transformação, podemos incluir aí também a ideia de que as crianças participam igualmente desta transformação, e que se abatam muito bem em um mundo dinâmico, novo e real. Vygotsky (1896-1934) afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem, e ludicidade ocupa um papel central, pois além de possibilitar o intercâmbio entre indivíduos , é através dela que o sujeito consegue abstrair e generalizar o pensamento.

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).

Assim, vemos e observamos a importância principal de trazer um estudo mais aprofundado sobre o jogo como metodologia. No decorrer do tempo, as linhas direcionadas a este fato vieram tomando forma, cor e sentindo dentro da educação infantil pois os educadores observaram e notaram que os alunos rendiam proporcionalmente novos métodos e conteúdos quando assim eram estimados a brincar.

A discussão sobre como envolver os jogos como de fato metodologia de ensino na escola não é recente, pois vem ganhando força maior levando em conta todos os teóricos que deixaram registrados estudos e documentos que embasam todas essas questões, ou seja, porque não continuar com essa linha de desenvolvimento dos mesmos? Porque estacionar em suma de vinculação uma área exposta de grande nível que vem ajudando a ludicidade a ganhar de uma vez, os muros escolares?!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (398.5 Kb)   docx (488.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com