O Trabalho de Oratória
Por: Dercio Nunes • 22/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 96 Visualizações
Faculdade Souza Marques
Pós Graduação em Gestão Empresarial
Oratória
Comportamentos Inadequados no Ambiente de Trabalho
Componentes do Grupo:
Aline Rabelo
Dércio Peixoto
Nilton Lobo
Natália Resino
Raimunda Maria
Índice
Índice 2
1. Conceito de Oratória 2
2. 10 Comportamentos Inadequados no Ambiente de Trabalho 3
2.1. O Reclamão 3
2.2. O Fofoqueiro 4
2.3. O Atrasado 4
2.4. O Cri cri 5
2.5. O Folgado 5
2.6. O Grosseiro 5
2.7. O Mal Humorado 6
2.8. O Mentiroso 6
2.9. O Mal Vestido 6
2.10. O Livro Aberto 7
3. Ruído 7
4.1 Tipos de Ruídos no Ambiente de Trabalho 7
4. Referências Bibliográficas 9
Conceito de Oratória
De acordo com Lopes, Oratória compreende o discurso como sendo uma exposição de idéias preparadas de maneira organizada, e que deve sempre ser composta por algumas características básicas no que diz respeito à organização do pensamento e do raciocínio, para depois estar apta a passar por um trabalho estético, visando à beleza. A arte do bem falar data suas origens desde as cidades Estados na Grécia. A cidade de Atenas foi o maior centro de estudos de Oratória, tanto em retórica (capacidade de teoricamente gerar persuasão, tendo como maior meta à adesão dos ouvintes) quanto em eloquência (em uma dimensão prática, ser capaz de expressar com facilidade a fala, ligada à arte de convencer ou comover por meio da palavra).
Para Gomes, atualmente, o ensino da arte do “bem falar” passa por modificações devido à exigência dos ouvintes, pois o público solicita uma fala mais natural e objetiva, e, além disso, o uso da palavra falada deixou de ser um privilégio dos religiosos, políticos e advogados, alastrando-se para todos os setores de atividades, pois empresários, consultores, palestrantes necessitam cada vez mais da boa comunicação. Atualmente é necessário que o orador converse com sua platéia, ao invés de falar somente para ela, isto é, faz-se necessário expressar pelo uso da palavra seu conhecimento de maneira correta, segura, clara, interessante e envolvente, demonstrando assim uma sintonia entre falante-discurso-ouvinte.
Dez Comportamentos Inadequados no Ambiente de Trabalho
O site Yahoo! publicou uma matéria, onde foram consultados vários especialistas que ajudaram a listar dez comportamentos que devem ser evitados no ambiente de trabalho. Essa matéria tem o intuito de ajudar os profissionais a identificar os comportamentos inadequados no ambiente de trabalho. Abaixo detalhamos os comportamentos citados na matéria.
O Reclamão
Esse comportamento indica a insatisfação profissional, que pode ser agravada quando chega de maneira errada ao ouvido da chefia ou de terceiros. Além da possibilidade de interferir na motivação dos demais colegas de trabalho. E gera uma imagem negativa da empresa para os demais.
[pic 1]Quando houver alguma crítica construtiva à empresa, o mais indicado é que o profissional se posicione de forma estruturada e utilize o canal correto, no caso, seu gestor imediato”, alerta Bárbara Will, diretora de recrutamento da Business Partners Consulting.
O Fofoqueiro
[pic 2]Reclamar e falar mal de terceiros atrapalha o trabalho dos outros é considerada uma das piores atitudes no meio corporativo. Além de expor os colegas e a própria pessoa que faz a fofoca, que pode facilmente ser vista como alguém nada confiável.
O Atrasado
[pic 3]Atrasos frequentes prejudicam e interferem nas atividades de outras pessoas do grupo, impactando no negócio e na relação de trabalho.
De acordo com a especialista em etiqueta corporativa Licia Egger, este quesito não inclui somente a pontualidade física, mas também o cumprimento dos prazos e o comprometimento em responder emails e telefonemas.
[pic 4]O Cri cri
Um gestor não deve dar feedbacks negativos a um profissional em público, dessa forma evita-se a exposição desnecessária do funcionário.
Esse comportamento é antipático e inapropriado para os colaboradores em relação a outros colegas.
O Folgado
[pic 5]Existem pessoas que não se importam em dividir materiais e outras coisas, mas existem outras que se sentem desconfortáveis. Por isso deve-se sempre pedir para usar o material e apenas utilizar o que lhe for permitido.
Segundo Bárbara, “É importante respeitar o estilo e forma de ser dos colegas para que se crie um ambiente harmonioso e produtivo”.
[pic 6]O Grosseiro
Falar alto e abusar do uso de palavrões e gírias são considerados hábitos deselegantes.
Falar alto, por exemplo, pode prejudicar o foco e atenção dos que estão por perto.
...