O conceito de alfabetização
Artigo: O conceito de alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosita • 22/10/2013 • Artigo • 700 Palavras (3 Páginas) • 285 Visualizações
Alfabetização e Letramento
Alfabetização: é um processo dentro do letramento e é a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever.
Letramento: conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito.
A criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito antes das letras e vai além delas.
Entendemos que tanto o letramento, quanto a alfabetização, são essenciais a educação, pois são princípios para uma educação de qualidade. O letramento, entendemos ser, o processo de conhecimento das letras, ou seja, dos símbolos fundamentais de nossa linguagem, sem o conhecimento destes não podemos nos relacionar com as informações constantes no mundo principalmente com um mundo como o que estamos vivendo em que a base de tudo são as informações que, na velocidade da tecnologia, não conseguem parar por muito tempo para serem processadas, pois vão se alterando constantemente. O nosso mundo é totalmente escrito.
O letramento focaliza os aspectos sócio históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade. Em termos sociais mais amplos, o letramento é apontado como sendo produto do desenvolvimento do comércio, da diversificação dos meios.
A imagem abaixo ilustra o conceito de letramento
O termo alfabetização é usado, de um modo geral, como o ato de ler e escrever. Mas se nos aprofundarmos no processo de conhecimento do termo em questão, podemos encontrar algumas diferenciações importantes que podem demonstrar algumas contradições em relação ao que é aplicado e o que é de fato.
O que muitas vezes vemos em nossas escolas, é que consideramos alfabetizados indivíduos que na verdade foram meramente ensinados a serem letrados, ou seja, conhecem, até bem as letras e seus sons, bem como o seu traçado. O que não acontece com nossos estudantes são processos de alfabetização de fato. Existe hoje muita informação para pouca compreensão do que fazer com tudo isso. Há muitos problemas de compreensão das teorias educacionais em relação a época da alfabetização, ou seja, os primeiros anos do ensino fundamental e as mudanças das seriações para nove anos.
Alguns profissionais da educação discutem esta mudança, pois a criança é inserida no primeiro ano escolar com pouca maturidade o que pode levar mais tempo para que esta seja alfabetizada. Há uma maior preocupação com os números do que com a eficiência dos resultados concretos as quais as crianças deveriam ser submetidas.
Entendemos que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar os diversos gêneros de textos, ler notícias nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação
...