O pirulito do pato
Por: valdicelia • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.590 Palavras (11 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA,
LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS.
NATHALIA
RIVANDA ARAUJO DO NASCIMENTO
VALDICELIA RAMOS DE SOUZA
RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ENSINO FUNDAMENTAL
Documento final de avaliação do processo vivenciado na Residência Pedagógica no Ensino fundamental, sob a preceptoria das professoras Dra.Adriana Regina Braga e Vanessa Dias Moretti realizado em escola-campo no período de 15/09 a 11/10/2016. Requisito parcial de avaliação da Unidade Curricular ‘’Residência Pedagógica no Ensino Fundamental’’ do Curso de Pedagogia
Guarulhos
2016
Introdução
Este trabalho pretende pesquisar sobre Educação Inclusiva e suas implicações no Sistema Educacional do Ensino Fundamental, visando à compreensão deste assunto no currículo pedagógico e a função dos especialistas educacionais nesta área. Pois, a educação inclusiva é uma discussão que está ganhando espaço e que está em pleno fervor no sistema educacional, nas famílias e na sociedade. Mas, para adentrarmos nessa discussão, se faz necessária uma pesquisa mais detalhada sobre Educação e Leis no Brasil.
Primeiramente falaremos do percurso da história da educação do Brasil a partir da LDB:
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (LDB, 1996)
História da Educação Inclusiva no Brasil, assim como explicita o MEC:
O direito das crianças com deficiência de terem acesso à escola regular foi reafirmado na Declaração de Salamanca, firmada durante a Conferência Mundial de Educação Especial, realizada pela ONU, em 1994. No Brasil, estes princípios foram ratificados, em 1996, através da aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionais Lei nº 9.394, que define a educação especial como a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educando portadores de necessidades especiais. (BRASIL. MEC, 2006, p.34).
A educação inclusiva determina que as escolas se ajustem a todas as crianças, sejam quais forem suas necessidades, é um direito garantido por lei, que assegura a todos os cidadãos. Importante tanto para a escola quanto para a sociedade, pois é através da educação e do respeito ao próximo que poderemos evoluir e conviver numa sociedade harmonicamente, com deveres e direitos iguais para todos. E quando se fala em igualdade trata-se de um assunto muito delicado, por englobar várias abordagens, acessibilidade, mobilidade, diversidade etc.
Este trabalho pretende compreender o conceito sobre educação inclusiva, as leis de inclusão, e como ocorre nas escolas regulares no ensino fundamental. Buscando informações sobre educação inclusiva e como os professores devem proceder nas escolas de ensino regular para preparar e atender esses alunos com necessidades especiais.
Segundo Mantoan para a escola ser inclusiva, “é necessário, sobretudo, para melhorar as condições da escola, de modo que nela se possam formar gerações mais preparadas para levar uma vida na sua plenitude, livremente, sem preconceitos, sem barreiras”. (MANTOAN, 2015, p. 59)
A inclusão é mais do que simplesmente ter um aluno deficiente na sala de aula, sem ter que se preocupar com sua formação e principalmente com seu estado de saúde, uma pessoa com deficiência é uma pessoa que necessita de um cuidado especializado. Por isso, os professores devem saber de todos os cuidados necessários, respeitando e incluindo de forma absoluta para seu desenvolvimento pleno sem discriminação.
Objetivo Geral
Este trabalho tem como objetivo entender sobre educação inclusiva: o que é? O que significa? E como está acontecendo à inclusão nas escolas regulares? E em qual proporção a inclusão está acontecendo no Brasil? Qual é a causa e efeito deste acontecimento?
A discussão em torno da educação inclusiva na educação básica traz importantes questionamentos sobre a educação no Brasil, e serve também, para entender como está acontecendo à educação inclusiva hoje nas escolas regulares.
Objetivos Específicos
Este trabalho tem o intuito de questionar os problemas que englobam a inclusão na escola e na sociedade, entender sobre o assunto e de que maneira o professor possa compreender a melhor forma de lidar com os alunos de necessidades especiais, para garantir-lhes uma inclusão adequada e de qualidade para todos na sala de aula, na escola e na vida.
Infraestrutura segundo dados do Censo/2015
Nome da Escola: EPG JEANETE BEAUCHAMP, PROFESSORA
Endereço: ESTRADA DO CAMINHO VELHO 351
Cidade: GUARULHOS
Bairro: ÁGUA CHATA
Telefone: 24893510 24428352
CEP: 07252-312
E-mail: EPGJEANETEBEAUCHAMP@GUARULHOS.SP.GOV.BR
Gestores
Diretor substituto: LILIANA VITORINO SANTOS
Vice-diretor: ADRIANO RAMOS DA SILVA
Coordenador (es) Pedagógico(s): | CINTIA TEIXEIRA DE LIMA / VALERIA VIEIRA DA COSTA |
Supervisor Escolar: NINA MARCIA PEREIRA PORTO
NÚMERO DE EDUCANDOS:
Educação Infantil: 0 –
Ensino Fundamental: 603
Educação Especial: 0
Educação Jovem e Adulta: 152
Um total de 755
- Água filtrada
- Água da rede pública
- Energia da rede pública
- Esgoto da rede pública
- Lixo destinado à coleta periódica
- Acesso à Internet
- Banda larga
Dependências
- 9 salas de aulas
- 58 funcionários
- Sala de diretoria
- Sala de professores
- Laboratório de informática
- Quadra de esportes coberta
- Quadra de esportes descoberta
- Alimentação escolar para os alunos
- Cozinha
- Biblioteca
- Parque infantil
- Banheiro dentro do prédio
- Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
- Sala de secretaria
- Banheiro com chuveiro
- Refeitório
- Despensa
- Almoxarifado
- Pátio descoberto
- Lavanderia
Equipamentos
- Computadores administrativos
- Computadores para alunos
- TV
- Copiadora
- Equipamento de som
- Impressora
- Equipamentos de multimídia
- TV
- Impressora
- Aparelho de som
- Fax
Temas emergentes na Residência Pedagógica
Inclusa o papel do professor especialista e a articulação curricular
Currículo
Discutir sobre currículo no ensino infantil e ensino fundamental pensando na estrutura educacional e no contexto social de hoje, nos traz diversas questões como, por exemplo, qual cidadão quer formar? Quais são os direitos desses cidadãos? Ou, como vamos trabalhar um currículo que inclui pensando na diversidade cultural? Analisando esses questionamentos o MEC lançou cinco cadernos que pontuam vários aspectos nesse sentido. E analisando essa discussão sobre diversidade no currículo LIMA, explicita que,
...