O plágio nos trabalhos
Por: m11v13 • 11/7/2017 • Dissertação • 537 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO – FACITE
MÁRCIA DOURADO DE SOUZA
ANÁLISE REFLEXIVA
Santa Maria da Vitória-BA
Dezembro/2014
MÀRCIA DOURADO DE SOUZA
ANÁLISE REFLEXIVA
Análise reflexiva apresentada como avaliação parcial da disciplina de Documentação do curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação FACITE, solicitado pela professora Lilianne Borba Castro.
Santa Maria da Vitória-BA
Dezembro/2014
Vivemos em uma sociedade onde cada vez mais somos privilegiados com o crescimento da tecnologia e das facilidades que esta nos proporciona, assim com a internet fica tudo mais fácil, basta um acesso à internet e temos inúmeras pesquisas, trabalhos prontos sobre determinado assunto, e como podemos perceber essa facilidade trás seu lado negativo, pois causa nas pessoas uma acomodação, um desinteresse em adquirir e produzir conhecimentos, apenas copiam muitas das vezes nem sabem do se trata a pesquisa ,não fazem uma reflexão, para depois ter seu pensamento ,sua opinião sobre o que foi pesquisado ,tornando seres alienados aos pensamentos alheios.
Contudo antes de fazermos qualquer trabalho, deveríamos saber que plágio é crime, mas não basta saber é preciso divulgar e acima de tudo por em prática tais conhecimentos, pois muitos não sabem ou não respeitam as penalidades que a prática desses resulta. O plágio é a copia sem autorização de uma obra de outra pessoa, dizendo que é sua, e é considerado crime, de acordo com previsto no Código Penal Brasileiro, e na lei 9610.
No entanto sabemos que há várias formas de plágio, mas o pior deles é o plágio acadêmico, pois esse é um lugar de estudos, aquisição e produção de conhecimentos, é um ambiente onde se forma um pensamento crítico e questionador, que se busca formar seres autônomos donos do próprio pensamento.
Entretanto sabemos que nem sempre o meio acadêmico é visto como esse lugar de produção e partilha de conhecimentos, e acaba muitas das vezes tornando-se um ambiente de reprodução. O plágio é inaceitável em qualquer ambiente e qualquer situação, mas no meio acadêmico a situação se agrava, pois, quem está no meio acadêmico deveria ter um compromisso, consciência, caráter, assim que futuros profissionais vão sair de um ambiente, onde os membros praticam o plágio? Que seres estes vão formar? Sendo que estes enganam a si próprios? Vale ressaltar que plagiar é tomar posse daquilo que você não criou, e isso não nos ajuda em nada, pois não há produção de conhecimentos e devido a isso o plágio faz com que seus praticantes fiquem ignorantes, pois muitas das vezes não fazem uma leitura detalhada do que ‘’dizem ‘’ que produziram. Assim pregam tanto à ética, mas parece que esta fica apenas no falar ,e teoria sem prática não funciona ,faz se necessário encontrar uma forma para se chegar a uma compreensão que devemos respeitar e praticar os valores éticos e morais, visto que o plágio denegri todo o nosso caráter.
...