O processo de alfabetização
Artigo: O processo de alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zebrinha • 8/11/2013 • Artigo • 722 Palavras (3 Páginas) • 406 Visualizações
verdade a conclusão de um longo processo. O processo de alfabetização supõe um conjunto sistematizado e integrado de atividade que educador vai propondo ao alfabetizando. É muito relevante que tenhamos consciência de que a criança não tem seu primeiro contado com a escrita somente na escola. O mundo é todo registrado pela escrita, seja no jornal que os pais leem, seja no livrinho que a mãe conta história. O que fazemos na escola é organizar esse conhecimento que ela já tem de maneira formal. A leitura envolve varias operações cerebrais, como a memória, a decifração de letras entre outras. O fato de ensinar assume destacado papel no processo educativo da criança, influenciado por condicionantes sócios culturais que atuam decisivamente na relação indivíduo-sociedade. Estar alfabetizado pressupõe conhecer as letras, mas não é só isso. No caso da língua portuguesa, significa compreender como essas letras se combinam e que relações podem estabelecer entre fala e escrita, ou seja, compreender o funcionamento do sistema alfabético.
Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. Uma criança sem o preparo necessário pode apresentar durante a alfabetização dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo, por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve ou como posicionar a escrita no papel. Pode ainda ter problemas para identificar os fonemas e associá-los aos grafemas. Também é possível encontrar crianças que só sabem copiar textos, e durante um ditado, não conseguem escrever. Podemos falar também sobre as dificuldades de interpretação de texto, de compreensão, de raciocínio lógico e ainda nas dificuldades emocionais. Complexos de inferioridade, insegurança, medo de situações novas, medo de ser repreendido, medo de errar, de não corresponder às expectativas dos pais, apatia, indiferença ou indisciplina e revolta, problemas de socialização, baixa autoestima, e outros. Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito. É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever. Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano. É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal. É estar apto a escrever uma carta.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Definição dos termos na visão do autor Faraco
Decodificar - Identificação e interpretação dos sinais linguísticos por um receptor, sendo que na teoria da informação seria um processo em que o indivíduo que recebe uma mensagem traduz os sinais, em dados significativos, claros e elucidatórios.
Ler - interpretar o que está escrito
Escrever - Exprimir-se por sinais gráficos, caracteres convencionais,
Redigir, compor.
Autonomamente - Algo que
...