O que é Enade
Por: Thaís Matias • 27/5/2016 • Trabalho acadêmico • 4.496 Palavras (18 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA
AVALIAÇÃO DO ENADE
ANDREZA ALVES MORAIS
BÁRBARA DE SOUSA COSTA
DANIELE PORTO DOS SANTOS LUCAS
MARIANA MARQUES DE ASSIS FARIAS
THAÍS MATIAS DOMINGOS DA SILVA
Rio de Janeiro
2016
[pic 3]
ANDREZA ALVES MORAIS
BÁRBARA DE SOUSA COSTA
DANIELE PORTO DOS SANTOS LUCAS
MARIANA MARQUES DE ASSIS FARIAS
THAÍS MATIAS DOMINGOS DA SILVA
AVALIAÇÃO DO ENADE
[pic 4]
Rio de Janeiro
2016
[pic 5]
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- HISTÓRICO E LEGISLAÇÃO DA AVALIAÇÃO 4
3- OBJETIVOS E IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO 9
4- CARACTERÍSTICAS E ESTRUTURA DA AVALIAÇÃO 10
5- ANÁLISE DA ÚLTIMA AVALIAÇÃO 13
6- O QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DEVERÃO FAZER COM OS RESULTADOS, PROPONDO AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS POR GESTORES, COORDENADORES E PROFESSORES? 14
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
1- INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é expor de forma clara e objetiva o ENADE, visando o conhecimento do universitário(a) quanto: histórico, legislação, objetivos, importância, além de apresentar a estrutura e as caracteritícas da avaliação.
No trabalho também será feito uma avaliação sobre a última prova e relataremos propostas a serem deselvonvidas pelos gestores, coordenadores e professores para que os resultados sejam ou continuem sendo satisfatórios para cada Universidade.
Logo, após o universitário(a) desempenhar com exatidão a proposta do trabalho conhecerá o sistema de avaliação, assim, podendo exercer uma boa prova e atingir excelentes resultados.
2- HISTÓRICO E LEGISLAÇÃO DA AVALIAÇÃO
Histórico
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), normatizados pela Portaria nº 40 de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
Legislação
Art. 9° LDB (VI, VIII, IX)
Portaria MEC n° 1606, de 1° de junho de 2004
Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
Portaria Normativa nº 40, de 2007, republicada 2010.
Portaria Inep nº 263, de 02 de junho de 2014.
O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004; a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação; a Portaria Normativa nº 8, de 14 de março de 2014, atualizada, e considerando as definições estabelecidas pela Comissão Assessora de Área de Pedagogia, nomeada pela Portaria Inep nº 12, de 10 de janeiro de 2014, resolve:
Art. 1º O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.
Art. 2º A prova do Enade 2014, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação do componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico da área de Pedagogia.
Art. 3º As diretrizes para avaliação do componente de Formação Geral são publicadas em Portaria específica.
Art. 4º A prova do Enade 2014, no componente específico da área de Pedagogia, terá por objetivos:
...