O significado de sociologia e suas contribuições para educação
Por: raiane10 • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.669 Palavras (15 Páginas) • 247 Visualizações
Introdução
Nesta pesquisa iremos analisar a sociologia da educação como ciência, e também nos aprofundar sobre seus propósitos e objetivos de estudo, analisando o processo sócio-educativo e pedagógico que ocorreu ao longo da história. Analisaremos criticamente as influências na sociedade em várias épocas, levando em consideração a sociedade, o ser humano e o mundo em que vivemos que estará sempre em constante transformação.
Neste trabalho o principal foco para as análises críticas será o homem, a sociedade e como a educação pode vir a ser um dos principais fatores para melhor qualidade de vida do ser humano.
Etapa 01
O significado de sociologia e suas contribuições para educação:
Sociologia é a ciência que estuda as relações humanas, e a sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia e a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas de estrutura das camadas sociais, os valores, as instituições, as normas, as leis, os conflitos. A palavra sociologia foi criada por Auguste Comte, mas o conceito surgiu através do pensamento social e filosófico do iluminismo.
A sociologia surgiu no século dezoito como disciplina de estudo sobre dois grandes acontecimentos, que foi a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram grandes e profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período. O termo sociologia foi utilizado primeiramente pelo o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838. A corrente sociológica fundada por Comte, mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.
A sociologia da educação é vista como uma área da sociologia, que tem como objetivo e finalidade estudar a interação entre a escolae a sociedade. Além disso, também contempla a escola como uma organização e instituição social. Sendo a escola uma das instituições que no processo de divisão do trabalho social, assume para si a tarefa especifica de intermediar o papel que o indivíduo vai exercer na sociedade, buscando completar o seu processo de socialização, Desta forma a escola e apresentada como uma instituição muito importante para socialização moral.
Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, e foi considerado um dos pais da sociologia moderna, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social partindo da afirmação de que os fatos sociais devem ser tratados como coisas, ele forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada tipo de sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo e obrigatório para o indivíduo e superior a ele, segundo Durkheim, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são as entidades morais, antes mesmo de terem uma existência real. Durkheim esclarece que compreender e caracterizar a inter-relação do ser humano em sociedade, e que a educação é a luz de muitas teorias sociológicas, a sociologia torna-se um regulador social com objetivo de criar ordem no contexto social, manifestando-se como uma controladora dessa moral. Diz que socializar é mesmo que educar, ou seja, inserir os meios sociais que rodeiam o indivíduo diante da sociedade.
Pierre Bourdieu conseguiu identificar os fatores sociais que implicavam no sucesso acadêmico dos filhos da burguesia da elite social, que eram instruindo e impulsionados pelos seus pais a vivenciarem situações culturais de forma erudita e era restrita a burguesia, no entanto o ensino não atingia proporções populares como as de hoje que estamos vivendo. Uma das maiores contribuições de Bourdieu foi denunciar o papel legitimador da desigualdade social que assume a escola em nossa sociedade. A educação democratizou-se, e por um tempo manteve-se ligada as culturas eruditas de difícil acesso para todos, desabrochando assim um abismo de desigual no desempenho dos alunos. Com a abertura de tecnologias que hoje facilitam o acessoa tantas informações tanto para os desfavorecidos quanto para os mais ricos, percebemos que o estímulo familiar ainda impera nesta cultura dos estímulos para se construir a igualdade no desempenho dos alunos de diversas origens nas escolas, parece-me que o despertar deste interesse ainda está ligado aos primeiros anos escolares do indivíduo onde suas referências familiares e ambientais fazem com que ele possa intuitivamente seguir os exemplos observados no comportamento de seus responsáveis.
Quais são as contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano escolar?
A Sociologia contribuiu e contribuirá com a educação. Ela colabora para a elaboração nos dias de hoje das medidas que dão suporte ao corpo de ideias, diretrizes que guiem a prática docente, em que a ação seja significativa. Existe uma influência da Sociologia na educação quando se discute o papel da ciência e da tecnologia. Sendo que suas principais contribuições foram em planejamento escolar, ensino profissionalizante e a aplicação do conhecimento científico.
A escola tem a tarefa de formar os sujeitos sociais, mas exerce um grande papel político nesta formação, no sentido do ponto de vista da reprodução ideológica de massa na formação dos sujeitos. A educação e comprometida pela ideologia dominante empregada pela economia capitalista como um serviço a ser prestado e adquirido no mercado.
As possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiana escolar atual e na questão da socialização, na conscientização e fazer que haja mais respeito uns pelos outros nas escolas, e a valorização do ser humano. Pois hoje em dia com a globalização em massa e pelo consumismo desenfreado se perdeu muito o respeito ao ser humano e com isso o índice de violência nas escolas está muito grande.
A Sociologia da Educação para os futuros docentes e fornece-lhes os instrumentos para analise social e ajuda-los a pensar o lugar da educação na sociedade atual em que vivemos e compreender como esta os vínculos da educação com as outras instituições sociais, e dar maneiras de tentar resolver os problemas sociais existentes dentro do ambiente escolar, e na motivação dos alunos para a educação. A educação o sempre contribuiu para o desenvolvimento da sociedade e sempre contribuirá, pois a sociedade so se torna moderna com a evolução da educação.
Referência Bibliográficas referentes as pesquisas( wwwacervodigital.unesp.br), (www.infoescola.com), (wwwprac.ufpb.br).
Etapa 02
Reflexão do filme “Entre os muros da escola.”
O filme retrata a realidade da educação na periferia da França e revela as dificuldades pessoais e culturais e, coloca em prova a capacidade do professor em despertar o interesse do aluno sobre a matéria, pois é um filme que dá ênfase para a educação, pois mostra a importância do Professor, assim como, sua difícil tarefa de transmitir conteúdos de maneira clara e didática para os estudantes, então. As dificuldades encontradas por professores são idênticas e reais. O filme retrata uma sala indisciplinada que gera muitos conflitos. Devido ao descaso gerado pela gestão escolar, os alunos não mostram nenhum interesse pelo sistema educacional de aprendizagem que a escola oferece e eles sente-se fora das suas realidades sociocultural.
O filme relata a experiência e a perseverança de um professor de francês em uma escola pública do Ensino Médio da periferia parisiense, onde seus alunos são diversos, isto é, heterogêneas etnias, raças, classes, a onde as condutas e hábitos culturais dos alunos são diferentes. Segundo o filme, François busca estimular seus alunos, mas encontra falta de respeitos e, portanto, grandes descasos profissionais, assim como, a falta de interesse dos alunos em aprender. O professor François Marin é apaixonado por sua profissão como mostra no filme, mesmo com as dificuldades de ensinar, ele aborda questões positivas para a aprovação de seus alunos que estão em pauta no conselho de classe. Focando sempre na capacidade de aprendizagem dos alunos e não meramente no comportamento dos alunos que estão em questão.
...